Potiguar reúne mulheres para falar de pandemia

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


A jornalista potiguar Lara Ovídio (minha xará) vai lançar nesta quinta-feira (17) um e-book que organizou junto com 17 mulheres para falar sobre a pandemia. O livro ficará disponível primeiramente no site archive.org, além de mostrar o que a vida acontece quando está dentro de casa. 

Lara escreve diários desde 2014, como resultado da pandemia passou a dedicar muitas horas por dia a essa atividade desde o começo da quarentena. Além disso, os diários acolhem a rotina da casa, a vida que se passa na janela, a perda de controle dos dias, mas não só isso, também abordam a crise política e sanitária do país. 

Lara Ovídio reuniu mulheres para fazer um livro em português e espanhol para falar sobre pandemia

Uma das convidadas para escrever está Elisa Elsie, que relatamos o seu registro fotográfico e o diário do seu marido, o também jornalista Everton Dantas, ao contrair Covid-19.

A ideia de Lara Ovídio em fazer um livro

Quando o Brasil atingia os mais altos patamares de mortes e de casos de infecção por Covid-19, a artista convidou mulheres do Brasil e de outros países, com perfis diversos, uma vez que são artistas, escritoras, jornalistas, poetisas, mulheres que moravam sozinhas, em casas cheias, com e sem filhos. Por conseguinte, elas lerem seus diários, textos e notas em uma live de Instagram. Por isso, escutar todas essas vozes juntas motivou o projeto de publicação, apesar de não ser um projeto físico. 

“À medida que as mulheres foram lendo os textos, fomos percebendo que nossas existências eram semelhantes, em afazeres, sonhos e angústias. Os textos eram de uma força enorme. Traziam uma perspectiva de gênero para tudo que estávamos vivendo”, diz Lara.  

Um dos trechos do livro, visto que uma criança estava preocupada com o seu futuro

A obra

Os dezessete textos serão disponibilizados em português e espanhol na publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras”, assinada pelas Ediciones Lobos Marinos de Un Solo Pelo (Brasil/México). O arquivo estará disponível para download, portanto, no site archive.org, visto que é uma biblioteca aberta e sem fins lucrativos.

Ficha técnica:
Organização: Lara Ovídio
Tradução [Espanhol]:  Lara Ovídio, Mariana do Vale e Sofia Bauchwitz
Revisão [Português]: Maria Vitória Canesin e Priscila Maia
Revisão [Espanhol]: Enero y Abril e Mykaela Plotkin
Projeto gráfico e diagramação: Enero y Abril
Textos: Andrea Pech, Edzita Sigoviva, Elisa Elsie, Enero y Abril, Maíra Valério, Maria de Cristo, Maria Vitória Canesin, Mariam Day, Mariana do Vale, Mariana Tesch, Mariana Tokarnia, Mykaela Plotkin, Lara Ovídio, Ludmilla Alves, Priscila Maia, Sofia Bauchwitz, Vanessa Ximenes