Não é um sítio, mas o Baldo em 1916

Não é um sítio, mas o Baldo em 1916

Compartilhe:

A imagem acima mostra a região do Baldo bem diferente, onde as casas eram mais humildes, a estrada de areia, sem carros e parecia uma grande comunidade rural. Até a década de 20, o local tinha como moradores os agricultores e os comerciantes usavam este espaço para relaxar em suas fazendas no período de verão.

De acordo com o jornalista Adriano Medeiros, a foto acima mostra o Baldo de 1916, uma vez que o espaço era o local onde os mais humildes moravam e era após a Santa Cruz da Bica, que marcava o “fim de Natal”.

De acordo com o ex-deputado João Carlos Wanderley, em relatório da Assembleia Legislativa, em 1850, definia o lugar como:

“Cercadas, pelas dunas e pelos coqueiros, cinquenta ou cem casas tímidas e espaçadas anunciavam a cidade. Gameleiras, tatajubeiras, mungubeiras davam o lugar das prosas. Era a Ribeira, pequena, triste, atufada em brejos, circundada de lagoas, de atoleiros, de pântanos. Era o alvo das rajadas do cólera e bexigas. Lugar enfim onde moravam a pobreza, a indigência e a miséria.”.

O local começou a ser urbanizado com o surgimento dos bairros de Alecrim, Tirol e Petrópolis, nos anos 20.

Afinal, o que é o Baldo?

Baldo é o nome do canal que inicialmente fica na Lagoa Manoel Felipe. Hoje é bastante poluído devido aos esgotos jogados dentro do canal.  Era fornecedor de água potável às primeiras residências da capital potiguar.

O local era usado pelas lavadeiras do Barro Vermelho e Cidade Alta, que lavavam as roupas até os idos de 1970. Além disso, era possível, até aquela época, encontrar peixes e cágados em suas águas, além de animais de pequeno porte, como guaxinins e cotias nas suas matas ciliares.

Mas quando surgiu o viaduto?

No ano de 1978, o prefeito Vauban Bezerra de Farias construiu o viaduto do Baldo, uma via para interligar os bairros do centro com as zonas Leste e Sul da capital potiguar e colaborou para fluir o trânsito natalense e se tornou ponto de referência às diversas movimentações sociais realizadas nas áreas próximas à sua localização.

Você pode ler também:  GGcon: Dia que a Arena das Dunas recebeu nerds amantes de videogame

Pesquisando nas páginas que falam com nostalgia sobre Natal é possível ver o Baldo nos anos 60 e 70, período que ainda não tinha o viaduto. A foto abaixo, por exemplo, é uma publicação da página “Natal Como Eu Te Amo”. Veja, portanto, a seguir:

11041293_931678163581787_1283600514313028454_n

O viaduto fornece o acesso para Ribeira, Cidade Alta, Passo da Pátria e Alecrim. A via faz parte da Avenida do Contorno. Já a parte de baixo fica entre as avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco. Além disso, ela é próxima da Praça Almirante Tamandaré.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí