Qual partido que mais se candidatou no RN?

partidos dos candidatos a prefeitos do RN

No Rio Grande do Norte, o lado conservador da força está ganhando com força total, a maioria dos candidatos são filiados ao MDB, partido que é conhecido pela forte presença da família Alves. Por isso, O Brechando descobriu quais os partidos com mais inscrito pelos candidatos a prefeitos do RN e vimos que ainda existe tradicionalismo na política potiguar

Muita gente conhece o Nordeste como um local que primeiramente o Partido dos Trabalhadores (PT) tem muitos eleitores. Mas, o Rio Grande do Norte não segue esta linha de raciocínio, visto que a maioria dos partidos que estão no trâmite municipal são legendas conservadoras e o crescimento do PSL no Rio Grande do Norte.

Utilizando os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), o Brechando descobriu que dos 10.465 candidatos registrados estão distribuídos pelo MDB, PSDB, PL, PSB, PP, PT, Solidariedade, PSD, Republicanos, DEM, PSC, PROS, Cidadania, PSL, PC do B, PSOL, PV, PDT, Avante, Patriota, PTB, PRTB, Rede, Podemos, PMB, DC, PMN, Novo e PSTU.

Do Partido da Causa Operária, o PCO, só tem um candidato registrado no Rio Grande do Norte, na cidade de Parnamirim.  Também há registro de dois candidatos no UP para o legislativo.

Afinal,  qual são a maioria dos partidos dos prefeitáveis?

São 511 candidatos para prefeito nos municípios do RN, sendo que neste ano mostra que o MDB ainda é uma tradição no estado, uma vez que o partido fez história com Aluízio Alves, Henrique Eduardo e Garibaldi Alves. O Bacurau ainda é presente. Ao todo são 68 candidatos do partido espalhado pelo Estado, isto representa 13% do número de pessoas que querem comandar a Prefeitura. 

Na segunda colocação, todavia, há uma forte presença do PSDB, cujo um dos integrantes mais fortes do partido é o Rogério Marinho, atual ministro do Desenvolvimento. Um dos destaques da presença do PSDB no estado. Além de Natal, com o prefeito Álvaro Dias, PSDB tem mais 57 pessoas querendo ter o mais alto cargo do Município. 

partidos dos candidatos a prefeitos do RN
Álvaro Dias é um dos candidatos filiados ao PSDB que querem ser prefeitos

Em terceiro lugar está o Partido Liberal, o PL, com 47 prefeitáveis. 

Direita dominando o RN nos partidos dos candidatos a prefeitos do RN

 

Na quarta colocação PSD, com 36 candidatos, mesmo partido do ex-governador Robinson Faria e seu filho, o Ministro das Comunicações Fábio Faria. Empatado com o PSD está o Partido Progressista (PP), cujo um dos membros mais famosos é o Paulo Maluf, um dos cabeças pensantes do Arena. 

Ainda no lado direito da Força tem o Republicanos (29), o antigo PR e que tem como membro famoso o Marcelo Crivela, e o Solidariedade (28), cujo líder é o deputado estadual e candidato à prefeito de Natal é o Kelps Lima.

Não podemos esquecer do DEM (28), cujo um dos políticos mais atuantes do partido é o José Agripino. E o PSL com 17 candidatos, partido que ajudou a eleger Bolsonaro na presidência da República. 

A esquerda parece que está morta, mas não é. O PT ainda tendo representatividade

 

Em seguida, finalmente, vem os partidos teoricamente de esquerda como o PSB (34), PT (27) e PSOL (16). O PDT e o PC do B tem apenas 6 e 8 candidatos, respectivamente.  Já o PSTU está presente apenas em Natal, Ceará-Mirim e Extremoz. Está vendo que o RN nem é tão esquerda assim? 

Para dar uma esperança aos vermelhinhos, uma coisa é verdade, para o PT se igualar ao DEM no Rio Grande do Norte mostra que a esquerda no RN não está nem um pouco morta. O PSOL está dominando com candidatos em cidades do Agreste do RN, como Jaçanã e Nova Cruz, além da Grande Natal. . 

 

Os 12 partidos com mais representantes para prefeito no RN

MDB
13.31%
PSDB
11.15%
PL
9.2%
PP
7%
PSD
7%
PSB
6.65%
Republicanos
5.68%
DEM
5.48%
Solidariedade
Web Designer 5.48%
PT
Web Designer 5.28%
PSL
Web Designer 3.33%
PSOL
Web Designer 3.13%
0
Prefeitos
0
Número legal
0
Prefeitos

 

A Direita dominando os candidatos para vereadores

Sabe aquele ditado “Uma coisa puxa a outra”? O RN segue isso na prática, uma vez que os partidos da Direita e do chamado Centrão também estão dominando no maior número de inscritos para o legislativo das 167 cidades do RN. Uma coincidência é que o MDB é o partido com o maior número de tentantes para vereadores. 

Ao todo são 1094 do MDB, 917 do PSDB, 798 do PL, 670 do PSB, 635 do PP e 573 do PT. 

Adicionando outros partidos neste TOP 12, ainda temos o Solidariedade (544), PSD, Republicanos, PSC e DEM.

Partido UP, primeiro ano eleitoral no pleito do RN

Já a Unidade Popular, o UP, no entanto, só tem dois candidatos para vereadores em Natal.  Para quem não sabe, o UP é um partido de esquerda, uma vez que é ligado a movimentos que atuam em defesa da moradia popular e defende a nacionalização do sistema capitalista, a famosa estatização. 

O partido nasceu 16 de junho de 2016, porém obteve o reconhecimento pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro de 2019.

Os candidatos em Natal pelo partido são a dentista Samara Martins, que é dentista e a vice-presidente nacional da legenda e uma das poucas mulheres negras se candidatando no estado. O outro candidato é o funcionário público federal Francisco Dias, além de ser militante do Movimento Luta de Classe (MCL) e quer representar o Guarapes, bairro onde mora até hoje e um dos bairros mais pobres da região.

E Natal? Como está a distribuição dos partidos?

 

Essa é uma pergunta pertinente, principalmente se você quer escolher a situação e a oposição para decidir o futuro da capital do Rio Grande do Norte. No entanto, este é um assunto para a próxima semana. 

Acompanhe nosso especial sobre as Eleições 2020