5 lugares que fecharam as portas em Natal

5 lugares que fecharam as portas em Natal

Compartilhe:

Na pandemia a gente viu alguns estabelecimentos que fecharam as portas em Natal, uma vez que o cenário mais comum é ver prédios comerciais com placa de aluga-se. No entanto, esta não é a primeira vez que a capital do Rio Grande do Norte para por uma crise econômica, visto que boa parte das grandes lojas da cidade também já entraram em falência. Além disso, selecionamos lojas que eram grandes empresas na região, mas hoje está apenas na memória do potiguar. Por isso, selecionamos cinco grandes estabelecimentos. Confira a lista completa, portanto, a seguir:

1) Hipermercado São José

O supermercado surgiu em meados dos anos 70 na região das Quintas. Foi posteriormente crescendo ao longo do tempo, se tornando um dos grandes estabelecimentos na região. Com o crescimento e a vinda de hipermercados da cidade, os donos viram uma oportunidade de crescer. Em 1986, instalou-se na região do Cidade Jardim, na Avenida Roberto Freire, onde hoje é o Nordestão de Ponta Negra.

Os natalenses, contudo, realmente lembra da unidade que ficava na BR-101, no qual todo mundo ficava impressionado pelo tamanho. Mas, a prosperidade não durou muito tempo e fechou as portas em meados dos anos 90. Além do espaço onde hoje era o Atacadão (foto acima), o Hipermercado São José chegou a abrir uma unidade na zona Norte, onde hoje é o Conjol da avenida João Medeiros Filho, no qual a TV Ponta Negra chegou a fazer uma propaganda dentro de seus telejornais.

2) Sirva-se

Sirva-se foi a primeira rede de supermercados do Brasil, fundada em 1953 por Mário Wallace Simonsen, que era dono de vários estabelecimentos. Inicialmente surgiu em 1953, mas a Pão de Açúcar comprou em 1965. Entretanto, somente chegou inicialmente em Mossoró na década de 80, quando o Pão de Açúcar comprou vários supermercados do RN, como o Minipreço. 

Você pode ler também:  Quem desobedecer isolamento vai pagar multa

Depois, o Pão de Açúcar instalou-se em várias unidades na capital potiguar. No entanto, na década de 90 veio o Sirva-se, que fez bastante sucesso por aqui, mas fechou as portas no início dos anos 2000 e até hoje é utilizado como ponto de referência. 

3) Potylivros

Com a imagem de um índio potiguar, a Potylivros era uma referência tanto para procurar os livros de escola quanto para aqueles que queriam alguma coisa para ler em seu tempo livre. Antigamente, ele tinha várias unidades em Natal, inclusive próximas de shopping.  Nos áureos tempos, a unidade tinha 11 lojas, inclusive em Mossoró e Recife. 

 

4) Shopping Orla Sul

O Shopping Orla Sul surgiu após uma loja de carros também chamada de Orla Sul encerrar as suas atividades. A intenção era criar um centro comercial para a zona Sul da cidade, visto que os moradores de Capim Macio e Ponta Negra precisam andar por um túnel ao adentrar ao Natal Shopping.

Inicialmente, a ideia do shopping era abrigar uma parte da UnP, a Potylivros e algumas lojas existentes. No entanto, a UnP em meados de 2007 comprou todo o espaço e se tornou o campus de Ponta Negra. 

5) Hospital Papi

O hospital Papi fechou as suas portas no final dos anos de 2010, no qual até hoje o prédio é um ponto de referência. Além disso, por muito tempo, era uma das maiores unidades particulares, no qual provavelmente você ouviu ou conhece alguém que tenha nascido no local. 

Em 2020, o prédio foi comprado por R$ 18,9 milhões pelos grupos Delfin Saúde e Incor Natal, proprietários do Hospital Rio Grande, vizinho ao Papi. O hospital surgiu em 1969 com o foco inicial em pronto-socorro infantil, mas somente em 1984 que recebeu a estrutura de hospital e maternidade como os natalenses conhecem.

Você pode ler também:  Como era o Hiper Bompreço nos anos 80?

E, aí? Gostaram do conteúdo? Continue acessando o Brechando para ter acesso a mais curiosidades de Natal e do Rio Grande do Norte.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí