Em 1969, os camelôs do Alecrim eram considerados um problema

Em 1969, os camelôs do Alecrim eram considerados um problema

Compartilhe:

O antigo bairro do Alecrim era um local descampado, terra com mandioca e milho. No entanto, somente no final do século 18, que o bairro começou a receber os primeiros moradores, graças a inauguração do Cemitério Público.

Depois, também vieram os comerciantes da região. No entanto, naos anos 50 vieram os primeiros ambulantes e surgindo alguns conflitos na cidade, no qual falaremos por aqui.

Quando surgiu o problema

Nos anos 60, o Alecrim não era composto apenas por grandes lojas de comércio popular, mas também veio o surgimento dos camelôs. Vendendo com preços mais em conta, os clientes começaram a preferir comprar com os ambulantes, causando briga com os comerciantes, por conseguinte, o Município.

No fim de 1969, publicaram uma matéria analisando os problemas dos camelôs, inclusive no tráfego. Veja esta matéria completa, portanto, a seguir:

No fim de ano, outro texto também criticava os camelôs:

Vinte anos seguintes a presença de camelôs na principal via do Alecrim era normalmente página de notícia como um grande problema, visto que as lojas mais tradicionais perdiam muito a clientela com os comerciantes mais autônomos e também outros problemas urbanos, como o aumento do lixo na região.

Veja esta matéria na década de 70 ainda batendo nesta mesma tecla:

O problema surgiu apenas no final dos anos 80, com o surgimento do camelódramo.

O que é o camelódromo para os camelôs do Alecrim e Cidade Alta

Foi apenas na década de 80, a Prefeitura do Natal construiu um camelódromo (tentativa de resolver o problema gerado pelo conflito entre ambulantes e comerciantes estabelecidos) marcou a vida do lugar. Erguido em trecho da Rua Presidente Bandeira, aglutina vendedores ambulantes que comercializam produtos diversificados.

Você pode ler também:  20 fotos antigas do Alecrim, tradicional bairro de Natal

Além disso, montaram um camelódromo em Cidade Alta, mais precisamente na rua UIisses Caldas.

Se você quer produtos importados, roupas, brinquedos mais baratos e dentre outros produtos, o camelódromo é o caminho certo. Nos anos 90, o camelódromo teve a sua primeira reforma e hoje tem uma estrutura similar de um shopping popular e virou um ponto de referência no bairro do Alecrim.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...