Arquiteto da Catedral de Natal faleceu em Natal

Arquiteto da Catedral de Natal faleceu em Natal

Compartilhe:

Morreu nesta terça-feira (23) o arquiteto e artista Marconi Grevi, que ajudou a projetar a Catedral de Natal. Grevi é um dos ícones do modernismo da cidade. Além disso, ele era professor do Departamento de Arquitetura da UFRN, além de ser uma referência na área em Natal.

Brechando, no dia da padroeira de Nossa Senhora da Apresentação, colocou uma foto para mostrar a catedral ainda em obras.

A intenção de Grevi era fazer “um conjunto de linhas que elevam o homem a Deus”. Na obra, destaca-se os grandes vãos livres e uso de balanços, além do monumento escultórico, que se encontra em frente à edificação. É a obra mais importante do arquiteto em Natal.

Além de arquiteto, Marconi Grevi também é escultor, pintor e tapeceiro, sem contar que foi professor de Edificações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na época ETFRN.

A foto encontrei, portanto, do grupo de Fatos e Fotos de Natal.

Sobre a Catedral de Natal

A igreja demorou anos para ser construída, porém foi inaugurada no dia 21 de novembro de 1988. Fica entre o centro e os bairros de Petrópolis e Cidade Alta.  A antiga ainda permanece e fica no Centro Histórico e já falamos dela no Brechando. Devido ao crescimento da população, e consequentemente de fieis, a Arquidiocese então resolveu construir uma nova igreja matriz.

Então, eles resolveram implantar uma nova igreja na então Praça Pio X, próxima ao Cinema Rio Grande, que era esta aqui:

Foto da praça na década de 50
Foto da praça na década de 50

Antigamente, o local onde era a praça era um matagal. Então, o padre João Maria encontrou este terreno, no qual os fiéis caminhavam por ele. Foi ele que começou a ideia de construir um novo templo neste terreno, porém ele faleceu em 1905.

Você pode ler também:  Morre a Viúva de Ielmo Marinho

Depois, a Prefeitura tomou o terreno e construiu no local a Praça Pio X. De qualquer jeito, a praça era pertencente à Catedral. Por isso teve o nome de Pio X. O local não tinha árvores, mas um restaurante, onde os jovens natalenses a frequentavam bastante. Além disso, havia os vendedores de pipocas, amendoins e sorvetes que ficavam lá para conseguir atrair os clientes do cinema.

Plano inicial era ser barroco

Depois de levantadas algumas paredes, a Arquidiocese chegou à conclusão de que seria um prédio de elevado custo, pela imitação de templos europeus, dando preferência a uma planta mais moderna e mais econômica.

Com a transferência de Dom Eugênio para Salvador e com a nomeação de Dom Antônio Soares Costa para Bispo Auxiliar de Natal, este passa a coordenar a Comissão responsável pela construção da nova Catedral. A construção começou em 21 de junho de 1973. Foram 18 anos de intensas campanhas, a fim de conseguir recursos para construir o novo templo, cuja inauguração aconteceu em 21 de novembro de 1988, pelo então Arcebispo, Dom Alair Vilar Fernandes de Melo.

No subsolo do prédio, encontra-se o Centro Pastoral Pio X, onde funciona o Gabinete do Arcebispo, a Cúria Metropolitana, a Paróquia da Catedral, além da coordenação de diversas pastorais. A ocasião de sua terceira visita ao Brasil, a catedral recebeu o Papa João Paulo II em 13 de outubro de 1991

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Arquiteto da Catedral de Natal faleceu em Natal”

  1. […] ideia de construir um novo templo neste terreno, porém ele faleceu em 1905. Com a transferência de Dom Eugênio para Salvador e com a nomeação de Dom Antônio Soares Costa para Bispo Auxiliar de Natal, este […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí