Uma videoarte para falar sobre o Centro Histórico de Natal

Uma videoarte para falar sobre o Centro Histórico de Natal

Compartilhe:

O “Entre Nós Coletivo de Criação” criou performances artísticas que serão transmitidas em dois vídeos, com previsão de lançamento entre os dias 20 e 21 de janeiro. Serão conversas, causos, danças e performances pelas ruas do Centro Histórico de Natal. O nome do vídeo performance se chama “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rua!”, visto que desenvolveram pelo grupo potiguar Entre Nós Coletivo de Criação. A estreia acontecerá sempre às 19h, no Youtube e nas redes sociais do coletivo.

Para fazer a inscrição no canal e brechar a performance, clique, portanto, aqui.

Como será a apresentação

O vídeo mostra uma intervenção urbana na Cidade Alta, visto que é um dos primeiros bairros de Natal. Lá, várias pessoas realizarão uma dança performática, e mescla com um tom documental ao narrar a história sobre vários pontos emblemáticos da cidade. Alguns lugares em cena estão a Igreja do Galo, Santa Cruz da Bica, Palácio Felipe Camarão, dentre outros. Além disso, a obra tem direção de Diana Fontes, com texto de João Pinheiro, Racine Santos, Marcos Medeiros e Alderico Leandro. Performam no vídeo, João Alexandre Lima, Thaíse Galvão e Thazio Menezes.

Entre as principais motivações que levaram o grupo a construir o trabalho, está o desejo de promover, principalmente aos cidadãos e cidadãs natalenses, uma vez que querem promover um olhar sensível e , por fim, afetivo para as memórias da cidade de Natal. “Esperamos que esse trabalho amplie o universo de significações e de importâncias de nós natalenses (e também de não-natalenses) com relação a esse lugar, que nos deu vida e nos une”, conta Thazio Menezes.

Segundo Diana Fontes, diretora da intervenção artística, a ideia foi fazer um passeio entre pessoas, prédios e veículos, ainda mais dando um novo sentido aos espaços já conhecidos. “De forma poética e singular, os personagens do vídeo nos convidam a conhecer Natal. Redescobrir com um novo olhar a cidade que ‘se veste de sol’, como diz um dos textos de Racine Santos citados na obra”, explica Diana.

Como resultado de um longo trabalho, o vídeo performance foi contemplado na Lei Aldir Blanc e tem patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo Federal. O grupo vai disponibilizar o vídeo em duas etapas, 20 e 21 de janeiro, através do Youtube, no perfil @entrenoscoletivodecriacao e também pelo Facebook.

O Grupo “Entre Nós de Criação”

O Entre Nós Coletivo de Criação é um coletivo de artistas, professores e produtores, criado em Natal e que desde 2009 atua na área da dança contemporânea. Além disso, já são nove obras artísticas no repertório do Coletivo, com a colaboração de coreógrafos do Brasil, Colômbia, México e Israel.

SERVIÇO:

Vídeo performance “Entre: Nós, o Centro Histórico e a Rua!”

Dias 20 e 21 de Janeiro às 19h

Para assistir, portanto, só clicar neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí