Uma foto do Riacho das Quintas no século 20

Uma foto do Riacho das Quintas no século 20

Compartilhe:

Até a segunda metade do século XX, havia um riacho de água limpa, no qual os natalenses a chamam de Riacho das Quintas e foi por causa disso que surgiu um dos bairros mais famosos da capital potiguar. Hoje, o endereço no Google Maps mostra que lá se chama o Rio das Lavanderias.

A foto acima mostra um registro da Revista Manchete nos anos 50 e mostra uma Natal bucólica, sem muitos prédios, parecendo uma zona Rural.  Por isso, o repórter soltou esta seguinte frase: “Todos em Natal conhecem as lavadeiras das Quintas. É um aspecto pitoresco da cidade a desaparecer quando o progresso chegar. A um ponto maior e para ele marcha. Desde 1942 para cá Natal só faz crescer.”.

Além disso, o rio era um espaço onde lavadeiras de vários lugares da capital potiguar usavam para lavar as suas roupas e as dos seus clientes, geralmente da elite de Cidade Alta e Ribeira.

Até que inaugurou uma lavanderia pública nas margens do rio, mas acabou sendo abandonada e o prédio está em ruínas

Os Holandeses descobriram o Riacho das Quintas

De acordo com os historiadores potiguares, os holandeses quando invadiram o Rio Grande do Norte montaram um povoado, chamada Keysers Croon, onde fica as Quintas. Em 1647, o holandês George Macgrave, no entanto, publica um mapa que mostra registros de um rio chamado Cunhacima, que provavelmente seria o Riacho das Quintas.

O Rio das Lavadeiras, como também é conhecido, conecta-se ao Rio Potengi através do manguezal. Além das Quintas, o corpo hídrico ainda está conectado com os bairros de Bom Pastor e Bairro Nordeste. Alguns trechos do rio apresentam pequenos “olheiros”, que são nascentes d’água que afloram no percurso do riacho.

Você pode ler também:  Que Halloween de Natal você se identifica?

Fim do Riacho das Quintas

No final da década de 1990, foi construído, portanto, um canal sobre o rio para evitar que a água transborde e atinja as casas próximas. Em anos anteriores, o canal acabou transbordando e preocupando a população.

Hoje, o riacho é um problema sério para os moradores, uma vez que há um grande acúmulo de lixo, forte odor e recebimento de ligações clandestinas de esgoto dos bairros da zona Oeste da capital do Rio Grande do Norte, tornando o lugar vítima dos inconvenientes advindos da poluição.

Atualmente, o pequeno rio possui diversas irregularidades ambientais e urbanísticas no local, como o despejo de esgoto in natura nas águas; cercas de estacas de concreto quebradas; estruturas construídas na margem do riacho e acúmulos de lixo depositado nos arredores.

Tags

Commente aqui

2 respostas para “Uma foto do Riacho das Quintas no século 20”

  1. Olá, me chamo Lucas, tenho 26 anos, sou natalense, especificamente da zona norte da capital. Hoje são 09/06/2022 e me veio a curiosidade de saber onde nasce o Rio das Quintas, outrora Rio das Lavadeiras. Você teria alguma outra informação sobre esse aspecto? Tipo, a gente passa sobre o rio e vê que as águas saem de um enorme buraco/bueiro/galeria. Procurei na internet mas não têm informações mais aprofundadas neste sentido, fala-se sobre alguns olheiros no percurso do rio e pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí