Uma banda disco de Natal chamada Sui Generes

Uma banda disco de Natal chamada Sui Generes

Compartilhe:

Se você sabe um pouquinho da banda Grafith tem conhecimento da banda Sui Generis. O Joãozinho antes de formar uma banda com os irmãos cantava em bailes na capital potiguar chamado Sui Generis, no qual a gente falou um pouquinho aqui. Entretanto, não contamos que a banda teve reconhecimento nacional e o único álbum do Sui Generis é um dos discos raros mais procurados.

Vamos contar a história deste grupo, portanto, a seguir.

Afinal, quem foi o Sui Generis?

O grupo era formado por Romário (piano e vocalista), Rogério (guitarra e vocal), Joãozinho (guitarra e vocal), Beto (bateria e vocal) e Paulo (baixo). Inicialmente, eles tocavam na capital potiguar a partir de bailes dos clubes e isso chamou bastante atenção.

Abaixo está a capa do único disco de Sui Generes, o Joãozinho está de azul:

A atitude parece uma banda estilo Kiss ou Guns and Roses, mas a banda traduzia em português os sucessos da disco music, a sensação do momento. Se você gosta do momento flashback do Grafith, gostará com certeza deste disco.

Em 1978, a banda inteira se mudou para São Paulo com o destino de serem famosos em todo o Brasil. Assim, eles participaram em diversos programas de auditório, como Chacrinha e Clube do Bolinha. No ano seguinte, eles lançaram um único disco, como mencionei anteriormente.

Nos anos 80, Romário voltou para as terras potiguares e montou uma outra formação nas terras potiguares. No entanto, migrou para o forró e voltou a tocar nos bailes. Depois, Joãozinho se juntou com os irmãos e formou a banda da galera.

Grafith surgiu apenas no final dos anos 80

O Grafith surgiu apenas em 1988 pelos irmãos Joãozinho, Kaká, Júnior e Carlinhos e são figuras constantes em carnavais, formaturas, confraternizações e eventos. Sua história é sempre lembrada e comemorada no mês de novembro, com uma grande festa, no qual os seus 30 anos está marcado para acontecer na Arena das Dunas.

Você pode ler também:  Cine Verão, ver filmes na cadeira de praia

Eles são conhecidos pelo estilo baile, os irmãos tocavam de tudo: de discoteca e rock a samba e MPB, apesar de que o carro-forte deles serem a suingueira. Além disso, eles são lembrados pela vinheta em cada música (Gra-gra-Grafith) e também aos bordões (“Quebra, Negona”). O primeiro LP foi gravado em 1990 e teve vários sucessos, como  “Camaleão”, “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba.

Existe um disco do Sui Generes

O disco completo está na íntegra no You Tube. Mas, vamos colocar aqui para vocês escutarem, portanto, a seguir. Dê o play:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí