Uma banda disco de Natal chamada Sui Generes

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Se você sabe um pouquinho da banda Grafith tem conhecimento da banda Sui Generis. O Joãozinho antes de formar uma banda com os irmãos cantava em bailes na capital potiguar chamado Sui Generis, no qual a gente falou um pouquinho aqui. Entretanto, não contamos que a banda teve reconhecimento nacional e o único álbum do Sui Generis é um dos discos raros mais procurados.

Vamos contar a história deste grupo, portanto, a seguir.

Afinal, quem foi o Sui Generis?

O grupo era formado por Romário (piano e vocalista), Rogério (guitarra e vocal), Joãozinho (guitarra e vocal), Beto (bateria e vocal) e Paulo (baixo). Inicialmente, eles tocavam na capital potiguar a partir de bailes dos clubes e isso chamou bastante atenção.

Abaixo está a capa do único disco de Sui Generes, o Joãozinho está de azul:

A atitude parece uma banda estilo Kiss ou Guns and Roses, mas a banda traduzia em português os sucessos da disco music, a sensação do momento. Se você gosta do momento flashback do Grafith, gostará com certeza deste disco.

Em 1978, a banda inteira se mudou para São Paulo com o destino de serem famosos em todo o Brasil. Assim, eles participaram em diversos programas de auditório, como Chacrinha e Clube do Bolinha. No ano seguinte, eles lançaram um único disco, como mencionei anteriormente.

Nos anos 80, Romário voltou para as terras potiguares e montou uma outra formação nas terras potiguares. No entanto, migrou para o forró e voltou a tocar nos bailes. Depois, Joãozinho se juntou com os irmãos e formou a banda da galera.

Grafith surgiu apenas no final dos anos 80

O Grafith surgiu apenas em 1988 pelos irmãos Joãozinho, Kaká, Júnior e Carlinhos e são figuras constantes em carnavais, formaturas, confraternizações e eventos. Sua história é sempre lembrada e comemorada no mês de novembro, com uma grande festa, no qual os seus 30 anos está marcado para acontecer na Arena das Dunas.

Eles são conhecidos pelo estilo baile, os irmãos tocavam de tudo: de discoteca e rock a samba e MPB, apesar de que o carro-forte deles serem a suingueira. Além disso, eles são lembrados pela vinheta em cada música (Gra-gra-Grafith) e também aos bordões (“Quebra, Negona”). O primeiro LP foi gravado em 1990 e teve vários sucessos, como  “Camaleão”, “Eu sou ilê”, Jacaré e Garotada Lamba.

Existe um disco do Sui Generes

O disco completo está na íntegra no You Tube. Mas, vamos colocar aqui para vocês escutarem, portanto, a seguir. Dê o play: