Esta foi uma das primeiras escolas de inglês em Natal

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Nos tempos dos nossos pais e avós, para aprender inglês tinha que ir ao SCBEU, sigla para Sociedade Cultural Brasil Estados Unidos. A mesma escola pertencia, portanto, ao ex-prefeito de Natal Joaquim Manoel Teixeira de Moura. Surgiu inicialmente em 1957, no qual boa parte dos materiais vieram do governo dos Estados Unidos. Além disso, os primeiros diretores da escola eram americanos.

Tudo que pesquisei sobre a escola coletei do livro “Dos Bondes ao Hippie Drive-In”, dos irmãos Sizenando Rossiter.

scbeu
Entrada da escola (Foto: Dos Bondes ao Hippie Drive-IN)

Sem contar que era um órgão do governo americano, por conseguinte, dentro das terras natalenses. Por isso, era muito comum propaganda contra o comunismo através de propagandas e revistas em quadrinhos sobre o tema.

Além disso, as aulas de inglês ajudaram a impulsionar o aumento do rock da cidade e vários adolescentes “rebeldes” começaram a frequentar a escola. Sem contar que as primeiras festas de halloween da cidade aconteciam na escola.

Se as escolas de elite tem o Open Doors ou Cultura Inglesa nos anos 2000 para se reunir e discutir a cultura gringa, tudo isso começou com a SCBEU.  No seu auge, a instituição já recebeu quase dois mil alunos.

Parte interna da escola

Nesta mesma época, os adolescentes natalenses começaram a fazer intercâmbio nos Estados Unidos, no qual ao retornarem para cá, eles traziam as principais tendências da terra do Tio Sam. Se não quisesse viajar para tão longe, os estudantes trocavam cartas com os americanos e outros estrangeiros para aperfeiçoar o inglês.

Hoje, portanto, a escola de inglês está o Harmony Center, o prédio comercial destinado para atendimentos de saúde.