Potiguar reúne mulheres para falar de pandemia

Potiguar reúne mulheres para falar de pandemia

Compartilhe:

A jornalista potiguar Lara Ovídio (minha xará) vai lançar nesta quinta-feira (17) um e-book que organizou junto com 17 mulheres para falar sobre a pandemia. O livro ficará disponível primeiramente no site archive.org, além de mostrar o que a vida acontece quando está dentro de casa. 

Lara escreve diários desde 2014, como resultado da pandemia passou a dedicar muitas horas por dia a essa atividade desde o começo da quarentena. Além disso, os diários acolhem a rotina da casa, a vida que se passa na janela, a perda de controle dos dias, mas não só isso, também abordam a crise política e sanitária do país. 

Lara Ovídio reuniu mulheres para fazer um livro em português e espanhol para falar sobre pandemia

Uma das convidadas para escrever está Elisa Elsie, que relatamos o seu registro fotográfico e o diário do seu marido, o também jornalista Everton Dantas, ao contrair Covid-19.

A ideia de Lara Ovídio em fazer um livro

Quando o Brasil atingia os mais altos patamares de mortes e de casos de infecção por Covid-19, a artista convidou mulheres do Brasil e de outros países, com perfis diversos, uma vez que são artistas, escritoras, jornalistas, poetisas, mulheres que moravam sozinhas, em casas cheias, com e sem filhos. Por conseguinte, elas lerem seus diários, textos e notas em uma live de Instagram. Por isso, escutar todas essas vozes juntas motivou o projeto de publicação, apesar de não ser um projeto físico. 

“À medida que as mulheres foram lendo os textos, fomos percebendo que nossas existências eram semelhantes, em afazeres, sonhos e angústias. Os textos eram de uma força enorme. Traziam uma perspectiva de gênero para tudo que estávamos vivendo”, diz Lara.  

Um dos trechos do livro, visto que uma criança estava preocupada com o seu futuro

A obra

Os dezessete textos serão disponibilizados em português e espanhol na publicação digital “Fazia Calor e Usávamos Máscaras”, assinada pelas Ediciones Lobos Marinos de Un Solo Pelo (Brasil/México). O arquivo estará disponível para download, portanto, no site archive.org, visto que é uma biblioteca aberta e sem fins lucrativos.

Você pode ler também:  Verticalização dos prédios em Natal

Ficha técnica:
Organização: Lara Ovídio
Tradução [Espanhol]:  Lara Ovídio, Mariana do Vale e Sofia Bauchwitz
Revisão [Português]: Maria Vitória Canesin e Priscila Maia
Revisão [Espanhol]: Enero y Abril e Mykaela Plotkin
Projeto gráfico e diagramação: Enero y Abril
Textos: Andrea Pech, Edzita Sigoviva, Elisa Elsie, Enero y Abril, Maíra Valério, Maria de Cristo, Maria Vitória Canesin, Mariam Day, Mariana do Vale, Mariana Tesch, Mariana Tokarnia, Mykaela Plotkin, Lara Ovídio, Ludmilla Alves, Priscila Maia, Sofia Bauchwitz, Vanessa Ximenes

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí