Natal com 421 anos: Mais cartões da Telern

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


O aniversário de Natal é neste 25 de dezembro, a princípio são 421 anos de muita história. A Linda Baby é conhecida primeiramente por vistas lindíssimas e, por muitas vezes, ter seu registro a partir de cartões postais e dentre outros produtos. Um desses produtos eventualmente eram os cartões telefônicos da Telern.

Antigamente, para ligar no telefone público, você comprava um cartão com um limite de créditos e, posteriormente, podia ligar para qualquer um. Era igualmente um cartão pré-pago de celular, sendo de orelhão.

Antes, no entanto, eram usadas fichas. Como essas daqui:

Para não ficar apenas a logo da Telern, todavia, muitas vezes os cartões contemplavam eventualmente as lindas vistas da capital do Rio Grande do Norte, visto que frequentemente mostrava as belezas do Centro Histórico analogicamente com outras paisagens paradisíacas.

Em 2015, no entanto, a gente postou algumas imagens dos cartões da antiga companhia telefônica. Além disso, para comemorar o aniversário de Natal, achamos mais fotos destes cartões. As imagens, de antemão, são de páginas de colecionadores e vendedores no Mercado Livre.

É provável que estes cartões sejam dos anos 80 e 90. Confira, portanto, a seguir:

O que foi a Telern em Natal?

A Telern era da Telebras, estatal brasileira, uma vez que surgiu no Governo Militar. Além disso, a sua finalidade era de centralizar as telecomunicações do país. Ou seja, cada estado tinha a sua própria empresa de telefonia.

A Telern foi desativada, todavia, em 1998, com as outras empresas telefônicas de outros estados com o intuito de privatizar as empresas de telefonia. Em seu lugar ficou, portanto, a Telemar, por conseguinte foi comprada pela Oi.