Cientista do RN acha diagnóstico precoce de esquizofrenia

Cientista do RN acha diagnóstico precoce de esquizofrenia

Compartilhe:

Sabemos que o RN é conhecido por pesquisas nas Neurociências. Um deses estudos vem de uma pesquisadora do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), visto que descobriu que a esquizofrenia pode vir antes de um surto psicótico.

A neurocientista Natalia Mota é psiquiatra e pós-doutoranda do instituto. Fez alguns testes com esquizofrênicos a partir de um método criado dentro do Instituto do Cérebro.

Natália viajou ao Reino Unido para pesquisar pacientes esquizofrênicos

Por isso, Natália viajou recentemente para o Reino Unido. Lá analisou pacientes da Escócia. Então, ela e outros pesquisadores viram que as principais características da esquizofrenia já apresentam antes dos primeiros sintomas.

Em entrevista à UFRN, Natália ressaltou que a importância de identificar esses pacientes é uma forma de prevenir o primeiro surto. Além disso, comenta que o diagnóstico tardio dificulta o tratamento e entender a fala do paciente.

A pesquisa tem a participação de mais 14 pesquisadores de vários países.

O Brasil também já participou da pesquisa

Ela já havia experimentado o sistema em doentes da Inglaterra e do Brasil. Essa, no entanto, é a primeira vez que se consegue identificar o transtorno antes de surgir.

A análise da estrutura da fala para o diagnóstico de esquizofrenia em pacientes é possível através de grafos. Técnica desenvolvida pelo Instituto do Cerébro em parceria com o Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). De acordo com Natalia Mota, avaliar a produção da fala logo nos estágios iniciais é útil para evitar a psicose.

Como é o sistema que Natália trabalha?

A psiquiatra utiliza a análise de grafos para entender a fala dos doentes. Grafos é um ramo da ciência, que estuda as relações entre os objetos por um certo caminho. Como se fosse um jogo de ligue os pontos.

Você pode ler também:  Marcha da Periferia em Natal por Catarina Santos

O objetivo é organizar o pensamento dos pacientes, uma vez que não está nítido por conta da esquizofrenia. Além disso, é uma forma de saber o paciente e o que pensa.

Esses grafos são produzidos através de um programa chamado de Speechgraphs, que ele cria conexões das falas do paciente enquanto ele conversa com o médico.

Além disso, a pesquisa mostra que um paciente já com surto fala bem menos. Por conseguinte, tem discurso bem curtos, pelo fato de não lembrar os detalhes de sua história.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...