Por que o nome Santo Antônio do Salto da Onça?

Por que o nome Santo Antônio do Salto da Onça?

Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, denomina um dos municípios do Rio Grande do Norte de Santo Antônio. No entanto, ninguém a chama apenas por esse nome, uma vez que popularmente tem o nome de Santo Antônio do Salto da Onça. Mas, qual foi o motivo desta alcunha?

Salto da Onça era o nome original do povoado, no qual recebeu este nome após um caçador ter matado uma onça.

Segundo a lenda da região existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo cerca de três metros. Contam os mais antigos que uma onça foi ferida mortalmente em pleno salto sob a fenda por um caçador.

Assim, veio a denominação Salto da Onça, que por muito tempo denominou o povoado.

Anos depois, a fazendeira Ana Joaquina de Pontes comprou a propriedade e as pessoas começaram a povoar nas redondezas em 1850. Após a sua morte, Ana Joaquina teve seu sepultamento próximo da fenda que a onça deu o salto. Hoje, o túmulo está coberto pela mata.

Mas, o vigário da região não queria este nome, “Salto da Onça”, para a região. Assim, ele resolveu nomear o povoado de Santo Antônio. Entretanto, popularmente, todo mundo chama de Santo Antônio do Salto da Onça.

A história tem várias versões narradas por Manoel Dantas, Câmara Cascudo e Gumercindo Saraiva, no qual inclusive foi contada em córdeis. Além disso, os naturais da região também fazem questão de repassar a história adiante.

Hoje, o local que tem a famosa fenda de três metros é um parque turístico aberto para a comunidade.

Você pode ler também:  Como surgiram os bairros da zona Sul?
Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Por que o nome Santo Antônio do Salto da Onça?”

  1. Vyctor Nogueira

    Oi, tudo bem?
    A versão narrada por Gumercindo Saraiva está em qual livro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí