Esta vista mostra Natal no início do século XX

Esta vista mostra Natal no início do século XX

Compartilhe:

A vista acima mostra um pouco da Natal no início do século XX e mostra os cruzamentos da rua Vigário Bartolomeu com as ruas João Pessoa, Conceição e Voluntários da Pátria. Na imagem acima, por conseguinte, o fotógrafo registrou no alto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também conhecida como a antiga catedral.

Eu retirei essa imagem no grupo Fatos e Fotos de Natal Antiga do Facebook, uma vez que foi publicada pelo jornalista Adriano Medeiros.

Publicaremos, portanto, a imagem de tamanho ampliado a seguir para explicar os pontos da foto da Natal no início do século XX:

Em primeiro plano está a praça Padre João Maria, que hoje está em reforma. A casa no final da praça no lado esquerdo é hoje a agência do Banco do Nordeste. Ao fundo da praça, todavia, no casarão, hoje está edificado o edifício 21 de Março, um dos primeiros prédios de 10 andares da cidade.

Do outro dado da rua, o prédio branco é o teatro Santa Cruz, atual loja Leader, que já foi o Cine Nordeste.

A rua em destaque é a João Pessoa. No horizonte os morros do que vem a ser o Parque das Dunas. E tem o registro atual deste lugar? Veja a seguir:

Sobre o 21 de março

O Edifício 21 de Março e foi o primeiro prédio deste porte a ser construído na cidade.  São 10 andares onde contam a história da vanguarda social, cultural e política de Natal. Até hoje, alguns escritórios médicos, imobiliárias, consultórios médicos, consultórios odontológicos e dentre outras coisas.

O prédio nasceu com o nome de batismo da loja maçônica 21 de março, que fica próximo do local e tem um prédio próximo desde o século 19. O condomínio abriu oficialmente no dia 1 de novembro de 1964.  Foi um dos percursores do processo de verticalização da cidade.

Você pode ler também:  Venda de ingressos para Campus Party de Natal já começou

Ainda tem gente morando por lá desde a sua inauguração. Portanto, o prédio é residencial e comercial. É o primeiro e um dos poucos prédios deste porte, já passaram inúmeros médicos, políticos (sim, alguns tem gabinetes no prédio), dentistas, advogados e empresários.

A parte de baixo do prédio, perto da portaria, possui algumas lojas da cidade e dentre outros serviços.  O local já faz parte da história juntamente com os prédios históricos vizinhos. Para saber mais sobre o 21 de março é só clicar neste link.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí