Quando uma casa virou a Travessa Capim Macio

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


A travessa que surgiu primeiramente a partir de um terreno de uma antiga casa finalmente recebeu pavimento da Prefeitura do Natal. Após anos sendo chamada de Rua Esquisita e não tendo algum registro no Google Maps e muito menos pela Prefeitura do Natal.

A Travessa Capim Macio, nome dado pelos moradores do bairro, não é mais uma trilha para rally. Além disso, está com uma boa estrutura para os carros passarem.

Antigamente, Município registrava o local como uma rua calçada, conforme falamos por aqui.

Onde fica esta rua

Já falamos da Travessa Capim Macio no Brechando e fica no cruzamento com a Rua Doutor Orlando Silva, na lateral do restaurante Sal & Brasa. Era a única sem calçamento do quarteirão aonde fica, visto que entre 2009 e 2010 muitas ruas do bairro foram asfaltadas para receber uma possível obra de saneamento básico.

Sem contar que a Prefeitura do Natal demoliu um terreno que pertencia à Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) com a finalidade de ter mais uma rua no bairro. Veja a foto da elaboração da nova rua:

Além da Travessa Capim Macio, terreno da Caern se transforma em nova rua em Capim Macio

As ruas de Capim Macio terminaram o capeamento asfáltico ou pavimento depois de 2012.

História da casa que se transformou em rua

A rua surgiu após a demolição de uma casa, no qual ergueu irregularmente e transformou a rua em um terreno. Por muito tempo conseguira enxergar algumas partes do que restou a casa, como azulejos. Pesquisando no Google e no site do Tribunal de Justiça no Rio Grande do Norte, não encontrei algum processo de despejo. Ou alguém pedindo a demolição de um imóvel em Capim Macio.

Graças ao programa Google Earth, o Brechando conseguiu acompanhar as mudanças daquela região durante 10 anos. Salvando, portanto, imagens em satélite da região de 2004 e 2008 quando ainda existia a casa e pegar um registro de 2010, com a residência inexistente.

Veja as fotografias a seguir:

image
Em maio de 2008, a casa ainda existia (Foto: Google Earth)

Além da casa, parte do terreno atrás da residência e de outra casa ao lado reduziu seu tamanho para elaborar a rua, conforme esta imagem de 2010:

image