Morre a poeta Sofia Gosson

Morre a poeta Sofia Gosson

Compartilhe:

Morreu na noite deste domingo (11) a poeta potiguar Sofia Gosson, após enfrentar um severo câncer, que estava em fase terminal.

A poeta conhecida nos anos 80 estava com dificuldades financeiras e por isso uma vaquinha foi feita para ajudar no seu tratamento.

Quem foi Sofia Gosson

Na década de 80, uma das mulheres que se destacou na cena alternativa de Natal foi a poeta Sofia Gosson. Ela tem vários adjetivos, visto que é poeta, compositora, formada em Ciências Sociais, publicou os livros “Conserto em Geral”; “Umas e Outras” e “Pronto Pra Outra”.

De acordo com Artemilson Lima:

“Sofia Gosson, em particular, empunhava a bandeira com mais vigor e esteve sempre nos principais eventos e publicações poéticas coletivas, com suas armas poéticas sempre lustradas e pronta para, ao lado dos guerreiros da poesia alternativa, desafiar o estabilishment, sem vacilo.  Ela estava sempre apontando sua adaga poética ao lado do exército de dissidentes que faziam do mimeógrafo seus cavalos de batalha. Sofia, no mundo masculinizado da contracultura natalense, era a voz empoderada feminina que se fazia ouvir.”

No entanto, ela está passando por um momento bem punk, chamado câncer avançado.

A difícil luta contra o câncer

Gosson está com um câncer de mama com metástase no tórax em meio a pandemia. Além disso, ela é mãe de duas pessoas que também necessitam de cuidados. A Júlia, autista com grau severo. O Rafael, por sua vez, tem esquizofrenia. Além disso, ela sofre por problemas financeiros que não permitem que ela tenha qualidade de vida que poderia favorecer muito o seu estado geral.

Agora, a única pessoa em condições de cuidar dela é sua filha Paula, uma vez que deixou seus filhos pequenos em Vitória (ES) para que pudesse socorrer a mãe numa emergência. Sem contar que Sofia ficou internada devido à piora do seu estado de Saúde.

Você pode ler também:  Lei propõe algumas mudanças no sistema de transporte público

As dificuldades que enfrentam diariamente

Além das questões financeiras citadas, Paula está com problemas de dar boas condições as três pessoas da família de forma eficaz. Além de tudo isso, devido a sua saúde, Sofia parou de andar e assim precisa urgentemente de fisioterapia e cuidadores.

Fizeram uma campanha para ajudar Sofia

Por isso, uma campanha para conseguir dinheiro para ajudar financeiramente a família surgiu por iniciativa dos amigos da família.

“Decidimos fazer uma campanha para arrecadar um valor que cubra as suas despesas e da sua família, por pelo menos dois meses, em meio a este quadro tão penoso”, comentou a página da campanha.

Ela precisa, de forma urgente, arrecadar o valor de 16.000 reais, uma vez o câncer está em estágio avançado, porém, devido às condições gerais pode se agravar em pouco tempo.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí