Este moço é do RN e trabalha para Fórmula 1

Este moço é do RN e trabalha para Fórmula 1

Compartilhe:

A Fórmula 1 é um dos esportes de automobilismo mais visto do mundo. Além disso, todas as inovações na área de automóveis são vistas e usadas primeiramente nestas competições. Mas, o esporte primeiramente não é só feito de pilotos, pois muitos engenheiros mecânicos trabalham para que os carros sejam os mais modernos possíveis. Um desses engenheiros é Francisco Jonas Cândido de Souza, ou Jonas Cândido, natural do município potiguar de Areia Branca, próximo da cidade de Mossoró.

Antes de começar a sua carreira na Fórmula 1, Jonas estudou Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Antes de sua formatura foi estudar na França, na Ecole des Arts et Metiers, onde estudou por um ano e meio.

Início da Carreira na Fórmula 1

Lá, ele abriu os seus horizontes e decidiu trabalhar no maior esporte de automobilismo. Voltou ao Brasil para terminar os seus estudos e depois voltou para as terras francesas para trabalhar com a Fundação Renault, com foco de desenvolver motores híbridos.

Os motores híbridos têm como objetivo de reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes, uma vez que os carros agora têm um motor que faz a combustão de gasolina e o outro é um motor elétrico que permite manter a combustão funcionando a baixas rotações.

Inicialmente, ele trabalhou como contratante e, por conseguinte, depois de muito trabalho o promoveram para engenheiro de teste.

“Eu queria trabalhar na F1 e a Renault tem uma longa e rica história. E isso se deve às pessoas envolvidas. Acima e além de seu conhecimento técnico, a geração mais velha ama o que faz e eu admiro muito isso. Trabalho todos os dias com gente que foi correr no Brasil antes mesmo de eu nascer! É inspirador falar com alguém que está sempre empolgado. Também é bom ouvir as histórias sobre Ayrton Senna”, disse Jonas em entrevista para o site da Renault.

Agora, ele está trabalhando para FIA

Cinco anos depois desta entrevista, como resultado de seu trabalho, chamou atenção de outras pessoas. Por isso, Jonas trabalha agora diretamente pela FIA, visto que é a Federação Internacional de Automobilismo. Se a Fifa está para o futebol, a FIA é o principal órgão do automobilismo.

Jonas Cândido ainda mora na França e está trabalhando com o que ele sempre quis.

Dentro da instituição, ele é especialista em tecnologia híbrida, visto que é a sua especialidade. Neste fim de semana, ele apareceu no Instagram da repórter da TV Globo Mariana Becker, que publicou uma foto com a sua história no story, durante a sua cobertura no Grande Prêmio da Alemanha.

A imagem dele no Story da repórter pode ser vista, portanto, a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí