Em 1989, o Morro do Careca foi interditado

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Quando pensamos em Ponta Negra, rapidamente se lembra do Morro do Careca.  Apesar da vontade ser grande, não pode subir na duna de 100 metros há 20 anos. Mas, vocês sabiam que houve uma tentativa de interditar o espaço antes?

Em junho de 1989, o Governo do Estado teve que fechar o Morro do Careca como uma tentativa de preservar o Meio Ambiente, visto que as subidas dos banhistas estavam destruindo a duna. Além disso, uma campanha de conscientização de ecologistas distribuiu panfletos no pé do morro, nas barracas, para banhistas e turistas. Entretanto, a subida foi retornada e só foi interditada de uma vez em 1999, no qual até hoje existem cercas que impedem a subida do local, apesar de haver algumas resistências.

De acordo com o Diário de Natal, esta interdição da Prefeitura do Natal custou aos cofres públicos cinco mil cruzados novos e ainda um projeto para iluminar a área.

Vasculhando o You Tube, achei uma reportagem da TV Cabugi de 1989, no qual fala desta interdição.  Confira:

Morro do Careca podia subir ?

Na década de 80 e 90, quando o turismo começou a despontar em Natal, a atividade de subir o local atraia não só os moradores da cidade, mas também aos turistas, no qual até hoje tenta subir, quando ninguém está por perto. Mas, rapidamente ocorre o flagra redes sociais e imprensa e a fiscalizaçãofica mais brava. Como era subir naquele morro? Era divertido mesmo como as pessoas falam? Ainda bem que existem os registros históricos.

Uma outra reportagem da TV Cabugi, no mesmo ano, mostra como era a subir ao Morro do Careca. Veja a seguir: