E a arborização de Natal? Como está?

E a arborização de Natal? Como está?

Compartilhe:

A questão da arborização de Natal é um assunto bastante discutido entre os ambientalistas. Eventualmente são poucas ruas da capital do Rio Grande do Norte com árvores. Mas, o que aconteceu com a vegetação da cidade?  Achamos uma dissertação de mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que conta mais sobre um assunto.

No ano de 2003, um levantamento no bairro de Petrópolis, bairro nobre da cidade, encontraram 769 árvores, de 45 espécies diferentes. As espécies de árvores naturais do RN eram, no entanto, apenas três. Oito anos depois, em 2012, na mesma região, identificaram 206 árvores, sendo que 79,1% foram de espécies exóticas e o restante era de árvores nativas.

Entre os anos de 1991 a 2011, um estudo utilizou imagens de satélite Landstat 5. Observaram portanto que em 1991 a arborização na região central da cidade (os bairros de Alecrim + Cidade Alta) era bastante abundante. Mas, 20 anos depois reduziu quase totalmente devido ao crescimento de prédios nos dois bairros.

Em 2013, os pesquisadores analisaram a vegetação em um outro satélite, WorldView-2.  O objetivo era portanto calcular a taxa de vegetação dos 36 bairros existentes, mais o Parque das Dunas. As imagens mostraram surpreendentemente que as maiores taxas de cobertura vegetal estavam no Parque das Dunas, Ponta Negra, Guarapes e Redinha. Em compensação, todavia, os lugares menos arborizados estavam Ribeira, Lagoa Seca e Cidade Alta.

Em 2017, a geógrafa Jocilene Dantas Barros avaliou que Natal possui 4626 hectares de cobertura vegetal, cujo seu índice é de 27,5%. Ao se calcular o índice para os 36 bairros da cidade, descobriram que Natal tem 45,5 metros quadrados de vegetação pro habitante. Além disso, somente o Parque das Dunas corresponde a 4,4% da cobertura vegetal da cidade.

Você pode ler também:  Holandês Voador está de volta em atividade

Mapa da vegetação natural de Natal

A seguir tem um mapa que mostra como está a vegetação da cidade.

arborização de Natal

Para finalizar, portanto, confira a tabela com o índice de vegetação na cidade por área.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí