Celina Guimarães, de Mossoró, a primeira eleitora do Brasil

Aperte nestes botões para aumentar a fonte:

(Diminuir/Resetar/Aumentar)


Como começou as mulheres a votarem no Brasil? No dia 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras garantiram o direito ao voto. Primeiramente, a vitória foi alcançada depois de mais de 50 anos de mobilização do movimento feminista, que se organizou na luta pelos seus direitos políticos e pelo respeito a cidadania das mulheres, antes mesmo da proclamação da República. Uma mulher chama atenção nesta história e se chama Celina Guimarães.

Foram mais de 10 anos de luta para que isso pudesse acontecer. Desde 1920, o deputado Justo Charmont tentou montar um projeto de lei para abrir espaços para as mulheres, sendo que foi reprovado.

Tudo isso começou a mudar no ano de 1927, graças à uma ação de uma potiguar chamada Celina Guimarães Vieira, que foi professora pioneira nos esportes em Mossoró e considerada uma das primeiras a encabeçar o movimento feminista.

Por isso, o Brechando resolveu contar a sua história em vídeo e como influenciou as eleitoras natalenses, história que já foi contada por aqui.

Você já sabia desta história? Para assistir o vídeo completo é só clicar no play a seguir:

Não se esqueça de seguir o canal do Brechando no You Tube para assistir a versão em vídeo do nosso site.