Uma websérie com fotógrafos potiguares

Uma websérie com fotógrafos potiguares

Compartilhe:

Na noite desta quarta-feira (19) estreou uma websérie chamada “Autorretrato”, idealizada por Meysa Medeiros e Alexandre Santos. Para começar a série com pé direito, eles chamaram primeiramente o renomado fotógrafo Canindé Soares, conhecido por mostrar o fotojornalismo diário, além das mais belas paisagens do Rio Grande do Norte.

A intenção é descobrir os fotógrafos que trabalham na área e dos mais variados estilos. A intenção é responder as seguintes perguntas: Quem são os fotógrafos potiguares? O que a fotografia representa para cada um deles? Que trabalho que eles desenvolvem?

Além de Canindé Soares, também participarão André Chacon, João Maria Alves, Vlademir Alexandre e dentre outros. Para acessar o primeiro episódio, clique aqui.

O teaser pode ser visto a seguir:

Como funciona a websérie

Todos os depoimentos foram coletados antes da pandemia e serão publicados 1 vez por semana até o mês de outubro.

A Série é um pequeno fragmento do amplo universo da fotografia feita no RN. Cada programa tem três minutos de duração. Além de apresentar o fotógrafo ou fotógrafa, ainda mostrará porquanto um trabalho autoral que será comentado
pelo próprio artista

A cada episódio os fotógrafos expõem suas referências e trajetória através das imagens do seu trabalho.  De acordo com os realizadores, a série foi pensada para ser simples e eficaz. Por isso, quer mostrar pessoas jovens e gente que já está no ramo há tempos em um mesmo balaio.

“Queremos mostrar as imagens do passado, os fotógrafos do presente e gerar uma documentação que é necessária para divulgar e preservar nossa memória para as futuras gerações. O formato curto de três minutos permitirá a fluidez necessária para visualização em smartphones, tablets, computadores ou como série de Interprogramas nas emissoras de televisão interessadas em veicular nosso conteúdo”, disseram os realizadores.

Dentre as inspirações estão  Caçadores da Alma (TV Brasil), Arte 1 na Fotografia (Canal Arte 1) Tales by Light (National Geographic/Netflix) e Instantes Cruzados (Canal Curta), somente para citar alguns.

Meysa Medeiros, produtora da série e uma das fotógrafas que participa da série, se mostra feliz com a realização. “Há alguns anos estamos na batalha pela divulgação da fotografia potiguar e a série é uma ação coletiva importante para difusão de nossos trabalhos.”, comentou a fotógrafa.

Faz parte de um projeto do coletivo

Esta é mais uma iniciativa dos membros do Coletivo da Foto. É um grupo de fotógrafos, por conseguinte, realizadores culturais com o objetivo de promover feiras, mostras e outros eventos da fotografia como arte e expressão. Sem contar que se propõe promover um diálogo democrático e plural em sua gestão e realizações.

A Série é uma produção independente, portanto, não contou com recursos públicos, teve o apoio do Mercado da Foto que cedeu o estúdio para gravação das entrevistas que foram realizadas entre setembro de 2019 e março de 2020.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí