Estudo da UFRN descobre novas áreas desmatadas da Caatinga

Estudo da UFRN descobre novas áreas desmatadas da Caatinga

Compartilhe:

Uma pesquisa da Pós-Graduação do Centro de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgada através da Agecom, mostra que a maioria das áreas não desmatadas da caatinga estão potencialmente degradadas por ações humanas acumuladas séculos. Ou seja, há mais áreas desmatadas

O estudo veio como base uma pesquisa, que anteriormente apontava que metade da caatinga já foi desmatada e que o que restou está espalhado em cerca de 47 mil fragmentos. O estudo da UFRN foi publicado na revista inglesa Journal of Applied Ecology.

Foto: José Nilton Rodrigues dos Santos

Questão sociocultural da Caatinga

O estudo primeiramente aponta que a região da Caatinga apresenta um dos mais baixos índices sociais e econômicos do continente. A vulnerabilidade social de seus 27,6 milhões de habitantes os faz depender dos recursos da Caatinga.

Sem contar que essa população está espalhada por centenas de cidades, vilas e assentamentos interconectados por uma densa rede de estradas e outras infraestruturas, como barragens e linhas de alta tensão. Desde a colonização brasileira, a Caatinga tem sido constantemente alterada pela agricultura de corte e queima, extração de madeira e lenha, causando perda e degradação do habitat.

De acordo com Marina Antongiovanni, integrante do projeto de pesquisa:  “Quando visitamos algumas caatingas, vemos que elas estão super bem conservadas. Em compensação, em outras percebemos muitas trilhas e pegadas humanas, estradas de terra, marcas de fogo, troncos cortados, pilhas de madeiras, restos de munição, vacas, bodes, ovelhas, plantas exóticas, algaroba, e muito lixo.”.

O trabalho estimou a chamada “perturbação antrópica crônica” para todos os 47 mil fragmentos de caatinga que restam.

Mapa mostra a mudança da Caatinga

O estudo montou cinco mapas: a, b, c, d e e. O primeiro mostra do vermelho ao verde, em ordem crescente, a concentração de habitantes na região da Caatinga.  O segundo, seguindo o mesmo modelo a infraestrutura.  O terceiro é a concentração do pasto, que predomina no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Você pode ler também:  Sai mulherzinha dos cartões, entram veteranos empolgados

Já o quarto, contudo, mostra do verde ao vermelho, em ordem decrescente, o avanço da extração de madeira, que marca quase todo o Nordeste.  O último mapa, por fim, mostra os focos de incêndio, do vermelho ao verde, em ordem crescente.

Veja a seguir:

a) Concentração de População, b) Infraestrutura ), c) Pasto, d) Incêndio e e)Extração

 

Como foi elaborada a pesquisa

Caatinga Região do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco são as mais devastadas da Caatinga

Com o objetivo de identificar os danos humanos com a Caatinga, foi criado um índice matemático baseado em variáveis relacionadas às inúmeras atividades humanas, que afetam direta ou indiretamente o bioma. Foram mapeados todos os fragmentos de caatinga. Um dos exemplos são as estradas (asfaltadas ou não), as linhas de trem, energia elétrica e os canais da transposição do Rio São Francisco.

Também foi analisado os focos de incêndio, a densidade de bovinos, caprino e ovinos e da população humana.

Os pesquisadores apontam que todos que moram na caatinga sabem que ela vem se deteriorando progressivamente. Esta degradação contribui para o declínio populacional e extinção local de muitas espécies de mamíferos e aves.

Ainda ajuda na intensificação para a erosão, disponibilidade de água no solo e até mesmo à alterações climáticas que podem acentuar os períodos de seca.  Além disso, pode levar à desertificação de algumas áreas.

Por um lado descobriu-se que a Caatinga está mais degradada do que se supunha. O estudo revelou portanto áreas relativamente intactas que ainda representam excelentes oportunidades de conservação no bioma.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Estudo da UFRN descobre novas áreas desmatadas da Caatinga”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...