Auta de Souza, de Macaíba para literatura

Auta de Souza, de Macaíba para literatura

Compartilhe:

A Auta de Souza começou a escrever primeiramente aos 16 anos, apesar da tuberculose, que matou diversos escritores de sua geração. Frequentava o Club do Biscoito. Uma associação de amigos que promovia reuniões dançantes, onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares Lourival Açucena, Areias Bajão e Segundo Wanderley.

Nasceu em Macaíba, região da Grande Natal, no dia 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba. Seu nome está estampado em escolas, turmas e inspiração para muitas escritoras.

Aos 18 anos trabalhou na revista Oásis, e em seguida escreveu para jornais de grande circulação do Nordeste. Entre 1899 e 1900, assinou seus poemas com os pseudônimos de Ida Salúcio e Hilário das Neves, já que mulher escrevendo era ainda considerado um tabu.

O Brechando vai falar em vídeo um pouco sobre a vida de Auta de Souza, importante escritora potiguar do século 20, no qual teve uma vida curta, porém bastante intensa.

Para conferir o vídeo na íntegra é só apertar o play a seguir:

Já conhecia a história de Auta de Souza? O Brechando tem várias histórias sobre a autora, veja nas páginas relacionadas.

Você pode ler também:  Afinal, quem foi Moema Tinôco?
Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Auta de Souza, de Macaíba para literatura”

  1. […] foco deste texto não é falar sobre Dom Pedro II, mas as formas literárias dos potiguares neste período. A Hemeroteca da Biblioteca Nacional, por exemplo, reserva os mais diversos […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí