Participe do Atlas da Fotografia Emergente Potiguar

Participe do Atlas da Fotografia Emergente Potiguar

Compartilhe:

Uma das vantagens de trabalhar com a fotografia é mapear o que temos de história viva sobre o Rio Grande do Norte. Por isso, a equipe do Margem Hub está realizando o projeto Atlas da Fotografia Emergente Potiguar, no qual através de um concurso selecionará 10 ensaios produzidos por artistas visuais e fotógrafos nascidos no estado ou que vive na região há três anos.

O nome do concurso é o 1° Prêmio Margem de Fotografia e está com inscrições abertas até o próximo dia 31/07.

Como prêmio, os trabalhos selecionados serão publicados por conseguinte no livro que compõe o Atlas citado acima. Além disso, haverá o trabalho de cinco fotógrafos convidados.  Ainda participarão de uma exposição coletiva a ser realizada em novembro, na sede do Margem Hub de Fotografia e, posteriormente, na sede do SEBRAE/RN.

O formulário de inscrição e o edital, com os detalhes para a submissão dos trabalhos, portanto, já estão disponíveis em www.margemfoto.com/premio

Como faz para se inscrever

Cada inscrito deve submeter contudo um conjunto de seis imagens que serão avaliadas por uma comissão de especialistas, formada por grandes fotógrafos potiguares. Apesar das fotos terem tema livre, os idealizadores propõem que as imagens tenham como inspiração os versos do poema “Onde”, da poetisa potiguar Zila Mamede.

A comissão também será formada pela curadora Sanzia Pinheiro Barbosa e pelos artistas convidados: Sofia Bauchwitz, Pablo Pinheiro, Elisa Elsie, Jean Lopes e João Oliveira.

O poema citado

Caso queira saber o que se trata, leia poema, que pode ser lido a seguir:

ONDE

Entre a ânsia
e a distância
onde me ocultar?

Entre o medo
e o multiapego
onde me atirar?

Entre a querência
e a clarausência
onde me morrer?

Entre a razão
e tal paixão
onde me cumprir?

(Corpo a Corpo, 1978)

O prêmio e participação de fotógrafos de outros estados na avaliação

O prêmio também abre espaço para obras que apresentam relação com outras linguagens visuais ou que proponham novos sentidos na representação fotográfica. A premiação busca ainda uma aproximação da fotografia com outras áreas das artes, bem como a exploração de técnicas e de diferentes tecnologias.

Você pode ler também:  O que rolou no Yujô Gamer?

Além da premiação, o projeto promoverá ainda lives e outros conteúdos formativos sobre economia criativa, artes e processos de criação em fotografia. Na edição de 2020, porquanto, o prêmio terá como coordenador da comissão de seleção o fotógrafo, curador e pesquisador Alexandre Sequeira (PA).

Contemplado em edital público

O Prêmio Margem de Fotografia é uma ação do projeto Atlas da Fotografia Potiguar, contemplados pelo edital de Economia Criativa do SEBRAE/RN e conta com o patrocínio de SICOOB RN, além do apoio de Bólide 1050, Editora Deu na Telha, Espaço Duas e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil.

Premiação reforça compromisso do Margem Hub com fomento da fotografia no Rio Grande do Norte

História do Margem Hub de Fotografia

Margem Hub de Fotografia foi um espaço desenvolvido 2018, cuja finalidade era trocar experiência entre a fotografia e arte potiguar em um espaço físico, no qual está aberto para exposições de artistas potiguares, eventos culturais, e realiza cursos de fotografia e artes visuais.

“Foi justamente para fomentar as artes visuais contemporâneas no estado que a empresa de economia criativa idealizou o projeto Atlas da Fotografia Emergente Potiguar, iniciativa pioneira que busca estimular os processos de criação, produção e formação no campo da fotografia, tendo como foco abrir espaço para os diferentes olhares de artistas locais sobre o mundo”, disse a organização do projeto em release enviado para imprensa.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí