Julho tem live de sarau com as poetas negras

Julho tem live de sarau com as poetas negras

Compartilhe:

Para quem não está acompanhando, o mês de julho rolará o Sarau Preticência. Será uma live no Instagram com o objetivo de valorizar a literatura potiguar feita por pessoas indígenas e negras, além de divulgar escritas não-hegemônicas e diversificar as cores e gêneros na literatura norte- riograndense. 

O evento ocorre às terças e quintas de julho, a partir das 19h, através de lives no Instagram no perfil de Rosy Nascimento (@verbofulo), que colocou para frente esse projeto. 

A programação do evento primeiramente conta com a participação de Amém Ore, Assum Preto, Christalina, Gabriela S. Cavalcanti, Giselma Omilê, Iyalê, Jane Gomes, Karol Alves, Kaju, Manu Freitas, Pretta Soul, Priscilla Rosa, Stéphanie Moreira e Stephany Cristina.

Além de recitação poética, haverá um bate-papo sobre processos criativos e troca de referências literárias.  Na última quinta-feira (9), por exemplo, houve um sarau com Manu Freitas e Kaju. 

Homenagem à Auta de Souza

Esta edição do evento homenageia a escritora negra potiguar Auta de Souza, uma vez que também busca integrar a agenda coletiva do Julho das Pretas, que celebra o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha.

“O objetivo é proporcionar um mês inteiro dedicado a remodelação de imaginários no que tange a participação de pessoas racializadas na literatura potiguar, desconstruindo ausências raciais nessa expressão artística – sobretudo considerando as diversidades de gêneros e sexualidades”, disse a organização do sarau. 

Quem é Auta de Souza

Nasceu em Macaíba no dia 12 de setembro de 1876, na cidade de Macaíba. Entretanto, na infância ficou órfã, os pais foram vítimas da tuberculose mesma doença que lhe matou. Durante a infância, foi criada por sua avó materna, Silvina Maria da Conceição de Paula Rodrigues, em uma chácara no Recife.

Você pode ler também:  Que tal aprender a declamar poesia nesta terça na Pinacoteca?

A doença causada pelo bacilo de koch, a mesma que matou seus pais, chegou em sua vida aos 14 anos. Teve que interromper seus estudos no colégio religioso, mas deu prosseguimento à sua formação intelectual como autodidata. Foi neste período que foi professora de catecismo em Macaíba e escreveu versos religiosos.

Começou a escrever aos 16 anos, apesar da doença. Frequentava o Club do Biscoito, associação de amigos que promovia reuniões dançantes onde os convidados recitavam poemas de vários autores, como Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias, Castro Alves, Junqueira Freire e os potiguares Lourival Açucena, Areias Bajão e Segundo Wanderley.

Aos 18 anos trabalhou na revista Oásis, e em seguida escreveu para jornais de grande circulação do Nordeste.  Em 1900, seu primeiro livro de manuscritos, “Dhálias”, foi concluído. Porém, este foi renomeado para o “Horto”, após a sua morte.

Ela veio a falecer em 7 de fevereiro de 1901. Foi sepultada no cemitério do Alecrim, em Natal.

Como apoiar o Sarau Pretiência

O Sarau Preticência não conta com apoio público ou privado para sua realização por conseguinte foi criada uma campanha de financiamento coletivo no Catarse, visto que o objetivo de valorizar o trabalho das artistas envolvidas. 

Cronograma de Lives:

07/07 – Assum Preto/Jane Gomes

09/07 – Manu Freitas/ Kaju

14/07 – Stephany Cristina/ Priscilla Rosa

16/07 – Gabriela S. Cavalcanti/ Karol Alves

21/07 – Giselma Omilê/ Christalina

23/07 – Pretta Soul/ Amém Ore

28/07 – Iyalê/ Stéphanie Moreira 

Serviço:

Sarau Preticência

Onde: Lives no perfil de instagram de @verbofulo

Horário: 19h Dias: 07, 09, 14, 16, 21, 23, e 28 de julho de 2020.

Campanha no Catarse: https://www.catarse.me/sarau_preticencia 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí