Expectativa para 2ª parte da reabertura do comércio é dia 15

Expectativa para 2ª parte da reabertura do comércio é dia 15

Compartilhe:

O início da fração 2 da fase 1 do Cronograma de Retomada Gradual Responsável das Atividades Econômicas, que aconteceria nesta quarta (8), foi adiada para o próximo dia 15. O adiamento foi formalizado no Diário Oficial do Estado (DOE) e prevê que a Fração 2 da Fase 1 será executada concomitantemente com a Fração 1 da Fase 2, prevista para iniciar em 15 de julho, se a situação epidemiológica permitir.

O secretário adjunto de Saúde Pública do RN, Petrônio Spinelli na coletiva de imprensa realizada no final da manhã avaliou o momento da pandemia do novo coronavírus como “delicado, com avanços e riscos. Houve avanços positivos como a redução na pressão por leitos de UTI, a abertura de novas UTIs e a redução na taxa de transmissibilidade. Mas há risco muito alto porque não atingimos a redução necessária na ocupação de leitos para 80%”.

Adiamento da segunda fração da primeira fase da abertura do comércio

Na coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (7), a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou que a segunda parte da primeira fase da abertura do comércio estará suspensa, uma vez que o número de leitos de UTI na rede pública de saúde ainda não diminuiu. Até o momento, 92% dos leitos estão ocupados.

“Agora contamos com um bom senso dos prefeitos do Rio Grande do Norte em proteger a população”, disse Fátima em coletiva de imprensa.

Prefeitura de Natal e Mossoro abriram as lojas

Nesta quarta-feira (8)restaurantes e Food Trucks de até 300 metros quadrados, com porta para ruas. Várias cidades resolveram desobedecer o Decreto Estadual, como Natal e Mossoró.Além disso, lojas de departamento, eletrodomésticos, colchões, roupas, móveis e outras acima de 300 metros quadrados poderiam abrir. No entanto, abriram apenas poucas lojas e recentemente permitiu a volta dos cultos e missas, além de outras práticas religiosas.

Abertura começou, com isolamento normal e muita placas de aluga-se em pontos comerciais

Na semana passada, o Brechando visitou os principais centros do Comércio de Natal, que fica no bairro do Alecrim e Cidade Alta.  O primeiro citado já apresentava aglomerações, conforme foi apresentado nos três vídeos anteriores que mostramos o movimento das ruas na quarentena.  Mas, uma coisa me chamou atenção: o aumento de placa de aluga-se.

Na visita desta quinta-feira (02), o Brechando viu aglomerações em maior escala na região do Camelódromo e nas principais ruas do Alecrim. Além disso, vimos muitos pontos comerciais com placa de aluga-se, principalmente em lojas que poderiam abrir. Sem contar do intenso trânsito.

Na Cidade Alta, o movimento foi maior nas agências bancárias e também na rua Ulisses Caldas, onde tem bastante ótica. Já na rua Princesa Isabel, apesar de muitos carros estacionados, as únicas lojas que estavam abertas eram armarinhos e lojas de som, sendo que o movimento bem menor do que Alecrim.

O movimento maior era no Alecrim

Em ambos os bairros o que era comum em se ver pessoas circulando apenas em lojas maiores, ignorando o pequeno comércio. Essa atitude será mais visível na semana que vem, quando os serviços de eletrodomésticos e departamentos voltarão a funcionar. Então será a prova real se o Governo do Estado acertou ou errou, colocando em risco uma possível rejeição e não-releição da Governadora Fátima Bezerra.

Em sete minutos de vídeo, você pode ver como estava o movimento e tire as suas próprias conclusões.

Confira o vídeo a seguir:

O isolamento social nesta quinta é de 39,4% ou seja abaixo dos 40%, apesar de está um pouco (bem pouco) da média brasileira, que é 39% cravado, e São Paulo, onde tem o maior número de casos. Até o dia 02 de julho, a Secretaria do Estado da Saúde Pública do RN registrou  32.578 contaminados e 1905 pessoas em óbito.

Não se esqueça de seguir o canal do Brechando no You Tube para assistir a versão em vídeo do nosso site.

Como está sendo feito a abertura do comércio

A abertura do comércio divide opiniões, uma vez que entidades empresariais, como Fecomércio, estava pressionando para o retorno das atividades, apesar de que o Estado só chegou no seu pico de infecção da pandemia do Covid-19 apenas em junho e há poucos leitos de UTI na Saúde Pública.

Governo divulgou as outras fases da abertura

Fase 2 (15 a 28/07):

Primeira Fração (15/07): Academias abertas (sem uso de ar condicionado).

Segunda Fração (22/07):  Centros comerciais e galerias (sem ar condicionado).

Primeira fração (29/07):  Alimentação II (Bares e restaurantes (maiores que 300m²)).

Segunda fração (05/08):  Academias em funcionamento com uso de ar condicionado; Shoppings Centers (com ar condicionado)

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí