Dia do Rock: 5 bandas potiguares para ouvir neste dia

Dia do Rock: 5 bandas potiguares para ouvir neste dia

Compartilhe:

Hoje é dia de rock, bebê. O dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock, também conhecido como o Dia do Rock, onde homenageamos esse estilo musical que é conhecido pela rebeldia, som pesado e por lançar diversos músicos, além de influenciar a cultura pop. Aqui no Rio Grande do Norte temos bandas de rock que fizeram sucesso e precisam ser homenageadas neste post.

Para quem acompanha o site, desde o início, a gente separa o 13 de julho para falar sobre o Rock and Roll, além de contar alguma história relacionada. Dessa vez, vamos listar bandas que se destacaa

O critério do Brechando foi listar bandas do Rio Grande do Norte que superaram as barreiras do estado e fizeram sucesso fora, uma vez que durante cada década pelo menos alguém conseguiu furar a bolha do sucesso interno.

Confira as bandas que se destacaram em cada década no rock potiguar. Confira:

1960: Leno

O cantor Leno fez bastante sucesso na Jovem Guarda com a dupla Leno e Lílian, na década de 70 migrou para carreira solo, além de produzir diversos artistas. O cantor é considerado um dos primeiros rockstar do RN.

1970: Impacto Cinco

Seu disco “Lágrimas Azuis” é bastante cultuado por colecionadores de discos, considerado um dos importantes do rock dos anos 70. A banda ficou conhecida em Natal no final dos anos 60, arrastando multidões nas festas de Natal até que chamou atenção do Leno, que por conseguinte lançou os seus dois primeiros discos.

1980: Deadly Fate

Uma das bandas de metal mais antiga do estado, o Deadly Fate foi destaque nos anos 80 junto com outras bandas nos tempos que ainda existia loja Whiplash, tanto que eles participaram do primeiro disco de Heavy Metal produzido em Natal, a coletânea Whiplash Attack Vol. 01.

Você pode ler também:  Por que odeio o termo político de estimação?

2000: Jane Fonda

Nos anos 2000, vocais rasgados e letras mais melódicas eram destaque no rock nacional. Nesse período, a banda Jane Fonda fazia o Dosol lotar e bombar nas rádios potiguares com seu sucesso, que chamou atenção dos estados vizinhos, chegando a participar de festivais grandes de outros estados, como o Ceará Music. Quem era adolescente dos anos 2000, sabe de cor e salteado as letras de “Saliva” e “Gatos e Cães”.

2010: Far From Alaska

Para alguns jornalistas culturais de Natal, o Far From Alaska foi a banda do Rio Grande do Norte que foi mais longe, uma vez que eles fizeram sucesso internacional e são bastante conhecidos no Eixo Rio-São Paulo. Apesar de todos os integrantes terem experiência em bandas locais, como Calistoga e Talma e Gadelha, foi quando em 2013 participando de um festival em São Paulo que realmente começaram a ficar conhecidos, tocando em grandes festivais como o Rock In Rio e Lollapalooza, atualmente eles têm dois discos gravados e dois EPs.

Lista de matérias sobre o rock potiguar

Se você quer saber mais sobre o Rock Potiguar, o Brechando também vai fazer lista de algumas curiosidades do estilo musical para você ler e aprovietar esse dia, além dos já citados acima. Confira:

Um padre foi quem produziu o primeiro disco de grupo de rock potiguar

Alex Duarte, metaleiro e antifascista em entrevista

Rock e periferia: assistindo um show no Passo da Pátria

Uílame fala sobre o dia do rock

Conheça a banda do Zé Gotinha ou Joseph Little Drop

Elas preferem ver satanás do que machista escroto na rua

Participando de mosh na minha adolescência e pesquisando sua origem

Conheça a pizzaria mais underground da cidade

Você pode ler também:  Natal de Newton Navarro em uma crônica

Hardcore antifacista: Antifacismo tem que ser dialogado com o alvo dos ataques fascistas

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí