Casinha Branca é uma música de um potiguar

Casinha Branca é uma música de um potiguar

Compartilhe:

A música Casinha Branca é conhecida por seu refrão marcante:

Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

Primeiramente, a música é uma composição de um cantor e compositor potiguar Gilson e essa música fez um estrondodo sucesso em 1976. Com certeza, você ouviu alguém cantar esta canção. Mas, você sabe da sua história? Leia essa postagem e saiba mais.

Gilson é natural de Macau e ele realmente utilizou seu nome de batismo para alavancar a sua carreira. Nasceu no dia 1 de agosto de 1952 e foi registrado no cartório como Gilson Vieira da Silva.

Apesar da sua infância ter sido no Rio Grande do Norte, o cantor se mudou para o Rio de Janeiro na sua adolescência em 1966 e foi lá que começou sua carreira musical. A “Casinha Branca” todavia foi composta com Joran e Marcelo, seus parceiros de composição e fez sucesso estrondoso pelo fato de ter integrado a trilha sonora de Marrom Glacê, novela exibida na Globo em 1979.

De acordo com o site Universo Retro, a música era a temática de Otávio, interpretado pelo ator Paulo Figueiredo. Na trama, ele era um moço que imaginava ser o verdadeiro herdeiro do buffet, que dá nome à novela, porém ele acaba se apaixonando por uma das filhas da proprietária do local.

Inspiração para a música

Ficou mais de um ano nas paradas musicais no Brasil. Lembrar que na época as novelas tinha duração mínima de 1 ano e não são tão rápidas como as de hoje.

Além disso, a vendagem do compacto com a canção superior a 500 mil cópias e foi gravada por outros artistas brasileiros como José Augusto, Fábio Júnior, Wando, Negrinho da Beija Flor, Negritude Júnior, Crystian e Ralf, Mauricio Mattar e tantos outros, conquistando disco de ouro e platina, e até a ser traduzida em inglês. Recentemente, a cantora Roberta Campos gravou a canção e teve um pequeno sucesso.

Você pode ler também:  Nocaute: uma peça de luta que lutou para virar filme

Em entrevista à Record, no ano de 2016, o cantor Gilson disse que a então casinha branca realmente existia.

O imóvel que inspirou a canção está localizada em Magé, na Baixada Fluminense. A reportagem mostrou como está a casa e você pode clicar neste link aqui.

Uma música de Gilson ficou bastante famosa com Emílio Santiago

Na década de 80, vários cantores populares gravaram as suas composições, inclusive o Roberto Carlos, considerado o rei da Música Popular Brasiliera (MPB). Outra música do potiguar que fez bastante sucesso foi “Verdade Chinesa”, conhecida pela voz do já falecido Emílio Santiago e tem um refrão tão marcante quanto Casinha Branca:

Senta, se acomoda
À vontade, tá em casa
Toma um copo, dá um tempo
Que a tristeza vai passar

Atualmente, ele se dedica apenas à composição e produção musical, além de morar no Rio de Janeiro.

Se você nunca escutou a música, dê o play, portanto, a seguir:

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí