120 dias de Covid-19 no RN: Diminuiu o número de mortes?

120 dias de Covid-19 no RN: Diminuiu o número de mortes?

Compartilhe:

O Brechando registrou que até o dia 16 de maio, o mês de junho já tinha o número de infectados correspondente a 34% do total do mês anterior, no caso maio. Afinal, quantas pessoas se infectaram durante todo o mês? 

E, agora, como estamos?

Esta quarta-feira (15) completa 120 dias que estou de quarentena e os resultados afirmam que o números de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais potiguares estão mais vagos. 

Então, vem os seguintes questionamentos a seguir:

Confira a postagem, que utilizou os dados do LAIS, laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que está monitorando os casos. Esse monitoramento tem como parceria a Secretaria do Estado da Saúde Pública (SESAP). 

Diminuiu a quantidade de mortes quer dizer que o número de infectados reduziu?

Aparentemente sim, visto que no dia 30 de junho havia confirmado 360 novos casos nas últimas 24 horas e no dia 04 de julho esse número saltou para 254. De terça-feira para quarta-feira (15), no entanto confirmaram 152 casos. No entanto, esse resultado ainda não é fácil de mensurar, uma vez que a média de resultados demora de 1 a 2 dias a ficar pronto. 

Exames feitos em sua maioria em laboratórios particulares

Sem contar que são realizados apenas 250 exames por dia no Laboratório Estadual, o Lacen. Ou seja, a Sesap depende do resultado dos laboratórios particulares para que possa mensurar aqueles que foram confirmados a infecção e contrário. 

Você pode ler também:  Celebrando Oito Anos de Brechadas com um livro

Vale lembrar que os laboratórios e unidades hospitalares particulares, através de um decreto, tem que encaminhar os dados de quais são os pacientes que foram contaminados por Covid-19 à Saúde Pública do RN. 

Os testes-rápidos oferecidos pela prefeitura do Natal, por exemplo, foi feito a partir de um convênio de um laboratório de São Paulo. 

Óbitos

Mas, diminuiu a quantidade de mortos? No terceiro tópico mostraremos a relação de mortos nos últimos quatro meses de quarentena. Mas, o gráfico do Lais, exibido logo abaixo, mostra que existe uma relação direta entre o número de infectados e quantidade de mortos. O resultado mostra que as mortes diárias estão caindo, representadas por colunas da cor preta. 

A faixa vermelha mostra o número de óbitos confirmados diariamente

Quantas pessoas estão infectadas de Covid-19 em julho?

O número de pessoas infectadas somente neste mês foi de 3353 casos, o resultado corresponde de junho, que corresponde a 14% de todo mês de junho, no qual o seu valor total foi de 22.528. Ou seja, o vírus ainda está circulando nas ruas de Natal e de todos os municípios do Rio Grande do Norte, apesar de ter diminuindo o número de casos. 

Aqui montamos um esquema de quantos infectados em cada mês:

Fevereiro: 1 caso

Março: 452 casos

Abril: 2222 casos

Maio: 14.891 casos

Junho: 22.528 casos

Julho:  3353 casos

A curva do Lais, entretanto, logo abaixo, mostra que o número de infectados ainda está numa linha contínua e cabe a nós ficarmos em casa para que continue assim.  Já o número de pessoas em isolamento social, o Rio Grande do Norte está abaixo do esperando, quase 40% das pessoas estão de quarentena, sendo que 41% apenas em Natal. 

Você pode ler também:  Um natal pobre em uma Natal que vai esconder pobre
Covid-19
Números de casos confirmados ao todo, curva atualmente estável

Como vocês podem perceber, a diminuição de leitos não quer dizer que as pessoas estão infectados. Está certo? É uma tendência, mas esses dados podem crescer ou diminuir dependendo das pessoas que andarão pelas ruas de Natal ou RN. Então, não invente de ir para Ponta Negra

Covid-19
Dados do isolamento social no RN

Quantas mortes de Covid-19 em julho e nos outros meses anteriores? 

As primeiras mortes de Covid-19 no Rio Grande do Norte surgiram apenas no final do mês de março. Ao todo, foram 1473 óbitos nestes 120 dias de quarentena, sendo que o mês que mais morreu pessoas foi em junho, com 806 mortes. 

Até o momento julho tem 226 vítimas mortais do novo coronavírus. Confira a relação de óbitos a seguir:

Fevereiro: 0 vítimas. 

Março: 7 vítimas.

Abril: 61 vítimas. 

Maio: 353 vítimas. 

Junho: 806 vítimas.

Julho: 226 vítimas até 15 de junho. 

Dados de óbitos nestes 120 dias

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e também confira as postagens dos meses anteriores sobre a quarentena

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí

Gata Luzia precisa de ajuda para Adoção

Gata Luzia precisa de sua ajuda agora para arranjar um lar em definitivo para ela e ter uma vida inteira de muito amor e carinho...