Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?

Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?

Compartilhe:

Pouca gente sabe, mas os Alcoólicos Anônimos, também conhecida como AA, utiliza fichas para incentivar os frequentadores a parar de beber, que são coloridas e colecionáveis. Inicialmente, o alcoólotra recebe uma ficha amarela, que representa o primeiro dia que deixa de beber. Para entender melhor é como se fosse ganhar aquela insígnias do ginásio no Pokémon, para quem gosta de jogar ou assiste os episódios do anime.

Mas, como surgiu a ideia?

O uso de fichas pelos grupos de AA, aconteceu na década de 70 e foi uma ideia brasileira, que outros países também adotaram ao longo do tempo. Inicialmente, aproveitavam-se as fichas de pôquer e com o tempo foram surgindo fichas personalizadas com lemas que ficaram famosos, como o “Evite o primeiro Gole”. É normal ver reportagens com pessoas segurando essas fichas para mostrar o orgulho de ter parado de beber.

A medida que vai avançando o tempo que ficar sem beber, eles recebem fichas de outras cores, no qual representa um instrumento motivacional para continuar sóbrio. Se a pessoa em um determinado momento tem uma recaída, todas as fichas conquistadas são quebradas como um ato simbólico de sua ação e as conquistas das fichas são retomadas do início. A quebra deve ser feita por algum membro que seja padrinho do alcoólotra.

Eu descobri esse esquema das fichas através de uma cena da terceira e última temporada da websérie “Septo“, no qual a atriz Alice Carvalho, que faz a personagem protagonista Jéssica, descobriu as fichas do seu pai que é alcoólotra e reconheceu as tentativas do seu progenitor ao tentar parar de beber, apesar dos dois entrarem em conflito o tempo todo. Por isso, resolvemos postar após a publicação do último episódio da série para você não sofrer spoiler e saber mais sobre essa curiosidade.

Você pode ler também:  Onde ficava o cine Polytheama?

Durante a cena é visto fichas amarelas, azul e rosa, no qual mostram o período das vezes que o pai da personagem tentou parar de beber e isso causou uma reflexão para todos que assistem.  Muita gente chegou a perguntar nos comentários do vídeo de onde surgiu essas fitas e eu fui pesquisar para saber a origem dessas fichas.

Existe um padrão para essas cores de fichas ?

Não há um padrão, mas o mais utilizado no AA do Brasil é o seguinte:

1 dia – amarela
3 meses – azul
6 meses – rosa
9 meses – vermelha
1 ano – verde
2 anos – verde gravata
5 anos – branca gravata
10 anos – amarela gravata
15 anos – azul gravata
20 anos – rosa gravata
25 anos – vermelha gravata

A personagem Jéssica, interpretada Alice Carvalho, descobrindo as fichas de AA (Foto: Brasileiríssimos)

Portanto, mostra que o pai da Jéssica ficou o tempo máximo de seis meses sem beber, deixando a protagonista sentida e entender que seu progenitor tentou diversas vezes parar de beber.

Para assistir o episódio referência desta reportagem, assista neste link e veja a websérie Septo, produzida totalmente no Rio Grande do Norte.

 

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Você conhece a ficha dos Alcoólicos Anônimos?”

  1. Sobre as fichas de A.A., elas precisam ser compradas da JUNAAB, ou podem ser feitas a parte. Pois o início foram feitas com as fichas de Cassiano e logi depois eram dadas fichas de telefone para entrar em contato com o padrinho caso ouve-se necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí