Sextou no Rio Grande do Norte! Dois feriados seguidos!

Sextou no Rio Grande do Norte! Dois feriados seguidos!

Compartilhe:

Sextou em Natal! Mas, hoje é quarta-feira, o que aconteceu? Além de amanhã, quinta-feira (11), ser feriado de Corpus Christi, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, visto que aprovou o adiantamento do feriado de Mártires, que seria 3 de outubro, para a próxima sexta-feira (12).

Ou seja, teremos dois feriados seguidos, quase um carnaval.

A antecipação teve a aprovação de 14 deputados e cinco contra. O projeto foi enviado pela governadora Fátima Bezerra em autorizar a antecipação de feriados para conter o avanço do coronavírus no estado.

Aproveitem bastante, pois os próximos feriados acontecerão no dia 07 de setembro e 12 de outubro. Já sextou por aí ?

Sobre o Feriado de Mátires

Os mártires de Uruaçu e Cunhaú foi um dos crimes mais brutais acontecidos durante a invasão holandesa. O feriado foi decretado por uma lei estadual em 2006. Vamos contar um pouco da história do Rio Grande do Norte.

Os mártires se refere à dois massacres, que aconteceram em 1645. Um foi na cidade de Canguaretama e outro foi em São Gonçalo do Amarante.

Na época, o Rio Grande era dominado pelo alemão, que estava servindo a Holanda, Jacob Rabbi. O primeiro crime aconteceu no dia 16 de julho, no Engenho Cunhaú. Rabbi era conhecido pelos moradores do engenho, pois ele já havia passado por lá e sempre destruía os locais que andava e por estar escoltado por índios Tapuias.

No dia do massacre, Jacob Rabbi fixou um aviso na porta da igreja Nossa Senhora das Candeias em que haveria algumas questões a serem debatidas após a missa. Quando o padre André de Soveral levantou a hóstia, as portas da igreja foram fechadas e os holandeses invadiram o local e mataram os 70 fiéis e o sacerdote.

Você pode ler também:  Rock Natalino nas ruas de Parnamirim

Três meses depois, em 03 de outubro de 1645, aconteceu um novo massacre, sendo na comunidade de Uruaçu, feitos de forma similar ao que aconteceu em Canguaretama.  O padre Ambrósio Francisco Ferro foi torturado pelos holandeses e o fiel, Mateus Moreira, teve o seu coração arrancado. Mais 78 pessoas também morreram.

Alguns historiadores afirmam que os holandeses só realizaram essas chacinas por motivos religiosos, visto que a população das duas comunidades era católica e os europeus eram protestantes. No dia 5 de março de 2000, os padres e mais 27 pessoas foram beatificados pelo Papa João Paulo II. O processo de beatificação foi aberto em 15 de maio de 1988.

Para saber mais, clique aqui.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí