Fernando Pessoa morou em Natal…da África do Sul

Fernando Pessoa morou em Natal…da África do Sul

Compartilhe:

O poeta e escritor português Fernando Pessoa passou a maior parte de sua juventude em Natal. Mas, infelizmente não foi no Brasil. Existe uma região da África do Sul chamada de Natal e uma de suas maiores cidades é Durban, a mesma que Pessoa viveu no período de 1895 a 1905, antes de regressar definitivamente a Portugal.

Tudo começou em 1894, após perder o pai, a mãe de Fernando Pessoa se casa com cônsul português e se mudam para a região de Natal, mais precisamente na cidade de Durban.

Lá, ele estudou no Liceu de Durban e começou a criar poemas como Alexander Search, onde escreve os primeiros poemas em inglês.

Em 1901 parte com a família para Portugal, para um ano de férias para enterrar a sua irmã de dois anos.

Volta sozinho para África no vapor Herzog. Matricula-se na Durban Commercial School, escola comercial de ensino noturno, enquanto de dia estuda as disciplinas humanísticas para entrar na universidade. Nesse período, tenta escrever contos em inglês, alguns dos quais com o pseudônimo de David Merrick, que deixa inacabados.

Em 1903, candidata-se à Universidade do Cabo da Boa Esperança. Na prova de exame de admissão, não obtém boa classificação, mas tira a melhor nota entre os 899 candidatos no ensaio de estilo inglês. Recebe por isso o Queen Victoria Memorial Prize.

Um ano depois, ingressa novamente na Durban High School, onde frequenta o equivalente a um primeiro ano universitário. Aprofunda a sua cultura, lendo clássicos ingleses e latinos. Escreve poesia e prosa em inglês;

Após encerrar seus estudos na África do Sul com o Intermediate Examination in Arts, Fernando Pessoa voltou para Portugal.

Você pode ler também:  Antiga sede do Colégio Bereiano foi demolido

Sobre Natal da África do Sul

100 anos de Natal, a capital do Rio Grande do Norte surgir, o navegador português Vasco da Gama, no dia 25 de dezembro de 1497, tinha visitado uma terra habitada pelos povos Zulu e que futuramente seria chamada de Natal, mais precisamente a Colônia de Natal.

Os Zulus de Natal tiveram, no entanto, diversas dificuldades para manter a sua essência.

Mais de 300 anos depois da vinda de Vasco da Gama, os boêres, descedentes holandeses naturais da África, entraram em uma guerra sangrenta contra os Zulu.

Assim, surgiu a República de Natália.

Em 1843, os britânicos anexaram Natal à Colônia do Cabo, o que levou ao êxodo dos bôeres. Formando, assim a Colônia de Natal. 50 anos depois se tornou um governo autônimo da Grã-Bretanha e 17 anos depois foi uma das províncias fundadoras da União Sul-Africana.

O diferencial da terra natalense é pelo fato de ser a única região do país que o idioma dominante não é o inglês, mas o Zulu.

As duas maiores cidades da região é Pietermaritzburg, a capital da província, e Durban.

Por sinal, Durban é a terceira maior cidade do país.

Em 1993, com o início do mandato de Nelson Mandela, Natal se juntou com a terra de KwaZulu.

Era um bantustão, antigo território reservado na África do Sul para os negros e foi uma das primeiras medidas para a implantação do apartheid.

A intenção de Mandela, com o fim do segregação racial, era que os povos negros não perdessem a sua identidade sul-africana.

Embora a região tenha o mesmo nome que a capital do Rio Grande do Norte, não existe, portanto, alguma relação internacional ou algum evento para celebrar essa coincidência.

Você pode ler também:  Quem foi o primeiro sepultado no Cemitério do Alecrim?

Aqui no Brasil, existe uma cidade chamada Feliz Natal, no qual contamos essa história aqui.

Durban é a versão maior de Natal

Durban tem três vezes a população natalense brasileira, mas eles possuem um clima parecido e com praias paradisíacas. Você pode praticar muitos esportes aquáticos como surf, natação, bodyboard e vela.

Lá ainda tem Golden Mile que tem hotéis de luxo à beira-mar, tipo uma Via Costeira. Este passeio se estende desde a praia de uShaka até a praia de North Beach, com vista para o mar e muitas barracas de artesanato interessantes ao longo do caminho. Lembrou de que? Ponta Negra, é claro.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí