Serrinha e Serrinha dos Pintos são a mesma cidade?

Serrinha e Serrinha dos Pintos são a mesma cidade?

Compartilhe:

O Rio Grande do Norte tem mais de 160 municípios. Existem muitas cidades com nomes parecidos. Será que Serrinha dos Pintos e Serrinha são as mesmas cidades?

Não, são duas cidades totalmente diferentes e, além disso, estão em lugares extremos do estado.

Serrinha dos Pintos é uma cidade que fica da região Oeste do Estado, próxima de Pau dos Ferros, Francisco Dantas, Martins, Portalegre, Francisco Dantas e Antônio Martins.

Embora a região Oeste, a cidade é conhecida por ser uma região serrana e, logo, é bastante frio, no qual pode chegar 17 graus no inverno.

É distante de Natal por quase 400 quilômetros e foi emancipada de Martins no ano de 1993, apesar de que era um povoado desde o ano de 1942.

Serrinha é por estar na parte mais baixa da região serrana e dos Pintos é uma homenagem ao colonizador Agostinho Pinto.

Uma outra curiosidade da cidade é que 10% da população tem a Síndrome de Spoan, as pessoas em que esta doença se manifesta sofrem atrofia do sistema nervoso e ficam paralíticas.

Dos 73 casos identificados pelos pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), 72 deles concentram-se na região do oeste do Rio Grande no Norte.

Um dos pontos turísticos é o Lajedo do Tota, onde as pessoas realizam trilhas e um dos destaques do turístico do estado.

A foto acima é a Igreja Matriz de Serrinha dos Pintos.

E a outra Serrinha ?

Igreja Matriz da cidade de Serrinha

A outra Serrinha, no entanto, fica no lado Leste do Rio Grande do Norte e é separada por Natal por quase 90 quilômetros. Faz fronteira com Santo Antônio do Salto da Onça, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Boa Saúde e São José do Campestre.

Você pode ler também:  Com licença, já ouviu a palavra de Dalton/Hebe hoje?

Diferente da cidade dos Pintos, a Serrinha (somente Serrinha) tem mais de seis mil habitantes. Por conseguinte, tem dois mil a mais que a sua quase chará.

Foi uma missão de chefão de vidogame para achar a história da cidade, porém encontramos no site do Instituto Brasileiro de Geográfica e Estátistica (IBGE) e vamos contar a sua história a seguir.

O povoado surgiu no século XIX e seu nome inicial era Serrinha do Olho D’Água, os agricultores começaram a criar casas em volta deste corpo hídrico para melhorar seu plantio. A vila era bastante pequena e, por isso, cresceu de forma lenta.

Até o ano de 1963 era um povoado de Santo Antônio do Salto da Onça. Ou seja, é mais velha que a Serrinha dos Pintos.

Aqui tem um vídeo mostrando um pouco da cidade. Confira:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí