Abraham Palatnik, potiguar com suspeita de Covid-19

Abraham Palatnik, potiguar com suspeita de Covid-19

Compartilhe:

Os noticiários nacionais informam que o artista potiguar Abraham Palatnik está internado desde quarta (29), no Rio de Janeiro.

O potiguar tem sintomas de Covid-19 e está em estado grave, segundo familiares. Ele sofre de doença pulmonar e há seis meses, foi diagnosticado com pneumonia.

No Brasil, Palatnik é um dos pioneiros da arte cinética, que tem como a base de sua pesquisa.

Sobre o Abraham Palatnik

Abraham nasceu em Natal e é descendentes de judeus que veio à Natal após a Segunda Guerra Mundial. Lá, a princípio, os seus familiares moraram na Vila Palatnik, na Ulisses Caldas.

Ainda jovem viajou à Palestina para estudar pintura, desenho, história e filosofia da arte na mesma época em que fazia um curso de motores a explosão.

De volta ao Brasil, em 1948, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro, integrou o primeiro núcleo de artistas abstratos do Rio de Janeiro.

No ano seguinte, entretanto, iniciou suas pesquisas no campo da luz e do movimento, responsáveis por seu reconhecimento como um dos pioneiros da Arte cinética, após a menção especial do júri internacional, na I Bienal Internacional de São Paulo, em 1951.

Integrou o Grupo Frente, aproximando-se da poética visual dos concretos e neoconcretos.

Suas obras integram coleções particulares em importantes museus europeus e norteamericanos.

Atualmente vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Apesar de distante de Natal há algum tempo, os natalenses não deixam de o homenagear, tanto que o mezanino do Mercado de Petrópolis, na Avenida Hermes da Fonseca, recebe o seu nome.

Além disso, algumas de suas obras estão no acervo da Pinacoteca do Estado.

Você pode ler também:  Jornalista potiguar conta como foi fazer teste do Covid-19 em Portugal
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí