30 fotos de Natal durante a Segunda Guerra Mundial

30 fotos de Natal durante a Segunda Guerra Mundial

Compartilhe:

Em primeiro lugar hora de postar fotos de Natal durante a Segunda Guerra Mundial. Além disso, vamos relembrar o passado!

Inicialmente o objetivo era, entretanto, realizar um #TBT (Throwback Thursday). De fato, eu admito isso!

Entretanto, eu decidi sextar com fotos de Natal durante a Segunda Guerra Mundial, no qual este período chacoalhou a cidade em todos os sentidos.

Foi na década de 40, portanto, que os americanos instalaram uma Base Militar na capital potiguar. Sem dúvida um período importante na história dos potiguares.

A justificativa era porque Natal ser próxima da Europa, logo seria o “trampolim da vitória” contra o eixo.

Os natalenses, nesse período, criaram novos hábitos, embora fosse uma cidade pacata e com menos de 100 mil habitantes. Afinal, não era todo dia que recebia visitas ilustres.

Nesse período, eventualmente, os aviões chegavam e saiam da Rampa de Santos Reis e a Parnamirim Field foi instalada, assim também os novos produtos chegaram na cidade.

Mudanças de hábitos

Primeiramente, as pessoas logo começaram a usar óculos Ray-Ban, beber coca-cola, mascar chiclete, admiriar os artistas de Hollywood, as meninas começaram a paquerar os americanos, os homens queriam imitar aqueles gringos, a cidade teve toque de recolher e blackout, uma vez que o medo de uma invasão era recorrente. Só para exemplificar, as festas da cidade tinham que terminar antes das 22 horas, visto que tudo ficaria escuro.

Os olhos do Brasil estavam todos orientados, acima de tudo, pela capital do Rio Grande do Norte, no entanto para os potiguares aqueles perídos eram afinal uma festa.

Os brasileiros vestiram certamente as suas fardas do Exército. A Força Expedicionária Brasileira foi formada nesse meio tempo.

Você pode ler também:  10 melhores fotos de nu artístico de Luisa Medeiros

Além disso, chegaram na Europa e imediatamente foram cruciais nas batalhas finais na Europa e Alemanha.  Ao mesmo tempo eram importante aliados.

Ou seja, eles não eram meros coadjuvantes da guerra.

O burburinho foi tão grande, por conseguinte vários veículos de comunicação pisaram nas terras potiguares e registraram o movimento daquela, que era considerada pacata, cidade.

Onde foram coletadas essas fotografias de Natal?

Brechando selecionou, então, 30 fotos neste período, registradas na história do povo potiguar.

A maioria foram retiradas de sites e blogs especializados durante a Segunda Guerra Mundial, jornais, revistas e, por fim, do site do Arquivo Nacional. Além disso, atualmente existe um museu na antiga Base Aérea de Natal que conta a história desse período de grandes mudanças.

Confira, por fim, as imagens a seguir:

 

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “30 fotos de Natal durante a Segunda Guerra Mundial”

  1. […] Em maio do ano passado, colocamos 30 fotos do período da Segunda Guerra Mundial para mostrar que este período da história foi bastante importante e como isso ajudou a formar o caráter natalense na segunda metade do século XX. Para você conferir as fotos, dê o clique, portanto neste link. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí