Vídeo: Como desvendar uma Fake News

Vídeo: Como desvendar uma Fake News

Compartilhe:

A Fake News é nada mais que um boato com o objetivo de difamar uma empresa, figura pública, artista ou qualquer entidade conhecida pelo grande público. Atualmente, a onda de notícias falsas cresce a cada dia e ajuda acirrar os ânimos na geopolítica não só do Brasil, mas também no mundo. Recentemente, estamos passando por um período de uma pandemia, no qual uma doença está infectando de forma exponencial várias pessoas do mundo.

Existem, no entanto, poucas informações para evitar a propagação ou a criação de vacinas, e, mesmo assim, a gente recebe enxurradas de reportagens falsas sobre possíveis curas e pesquisas em fontes consideradas duvidosas.

Como fazer para evitar a propagação de uma Fake News? No dia 7 de abril, dia do jornalista, o Brechando fez um vídeo mostrando que é fácil desmistificar uma notícia falsa e que não precisa ser um grande jornalista para desvendar esse mistério, basta só saber um pouquinho de informática e de conhecimentos gerais.  Veja o vídeo a seguir:

Além disso, o site já fez uma matéria sobre o assunto e estamos reaproveitando nosso conhecimento. Ou seja, transformando o texto em vídeo com informações mais atuais.

E, aí? Já assistiu? Então, segue essas lições e evite propagar notícias falsas por aí, certo ?

Você pode ler também:  “Não podemos nos acomodar”, disse Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí