Estabelecimentos não podem funcionar nos domingos e feriados

Estabelecimentos não podem funcionar nos domingos e feriados

Compartilhe:

O Governo do Estado publicou um novo decreto no Diário Oficial nesta quinta-feira, 9 de abril, mudando as normas dos estabelecimentos comerciais em Natal e municípios do Rio Grande do Norte a partir desta sexta-feira (10). O objetivo é diminuir as aglomerações e evitar a circulação do vírus da Covid-19. Já são mais de 200 casos confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde.

Leia também:

Loja do Alecrim vai na contramão e recusa abrir a loja na quarentena

Coronavírus não foi a primeira epidemia que Natal enfrentou

Agora, os estabelecimentos que exploram as atividades de comercialização de alimentos que utilizem circulação artificial de ar, por ar condicionado, ventiladores ou similares, não poderão funcionar aos domingos e feriados. Além disso, está suspenso o funcionamento de toda e qualquer atividade exercida por pessoa jurídica de direito privado, com exceção de atividades essenciais.

Além disso, o transporte público será limitadodas 5h00 (partida) às 20h00 (destino), de segunda a sexta-feira, salvo nos municípios de Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Extremoz e Ceará-Mirim, onde fica permitida a circulação também aos sábados e domingos, no mesmo horário.

As feiras livres, por sua vez, deverá observar, sob pena de interdição, multa e demais cominações legais, as recomendações sanitárias e de saúde expedidas pelos órgãos estaduais e municipais e, em especial, as seguintes regras:

  • Vedação a qualquer tipo de venda para consumo local;
  • Manutenção de um distanciamento mínimo entre as barracas de 2 (dois) metros, em todas as direções;
  • A proibição do corte e à exposição para consumo de produtos nas barracas;
  • Disponibilização de álcool 70% e de pias com água e sabão que permitam a higienização das mãos de usuários e feirantes;
  • Utilização obrigatória pelos feirantes de luvas descartáveis e de máscaras de proteção;
  • Realização do controle do fluxo de pessoas nas áreas de comercialização, evitando aglomerações, filas e contatos proximais nas barracas, obedecendo o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio) entre as pessoas;
  • Higienização pelos feirantes de todos os utensílios e materiais utilizados na barraca, antes do início da feira e durante todo o seu funcionamento;
  • Alternância dos dias de feira, para que sejam realizadas em diferentes dias da semana, evitando aglomerações;
  • Instalar as barracas em ambientes amplos e arejados;
  • Utilizar preferencialmente sistemas de entrega (delivery) ou ponto de coleta (takeaway).
Você pode ler também:  Jovens relatam sensação de juventude desperdiçada

Conveniências e construções mudarão suas atividades

Já os lojas que vendem bebidas (alcoólicas ou não) e material de construção não poderão funcionar das 19h00 às 6h00 do dia seguinte, em todos os dias da semana. Com exceção de estabelecimentos com serviços de entrega em domicílio e pontos de coleta.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí