[Artigo] Como garantir renda aos trabalhadores na Covid-19

[Artigo] Como garantir renda aos trabalhadores na Covid-19

Compartilhe:

O Brechando é um trabalho remoto e consigo fazer em modo home office desde a sua fundação, mas eu também estou numa agência de publicidade como social media e por causa do surto do Coronavírus a gente teve que sair do escritório e trabalhar em nossos computadores. Isso é um privilégio ainda manter o emprego, embora para muitas pessoas correm risco de passar fome por conta da quarentena. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro voltou atrás numa medida provisória terrível, após uma chuva de críticas, que permitiria os empresários a não pagar os salários dos funcionários durante quatro meses, caso estivesse na quarentena.  E, agora, o que fazer ? Como impedir que a crise piore?  É possível lutar pelas políticas públicas ficando em casa e cobrar dos políticos ações mais concretas para impedir que pessoas corram riscos desnecessários.

Por isso, o Brechando, outros blogs, influenciadores e sites da internet brasileira estão apoiando o Renda Básica, um grupo de 100 organizações da sociedade civil e grandes economistas se uniu para pedir a Renda Básica Já. Assim, garantimos que as pessoas possam ficar em casa e garantam o mínimo de dignidade para suas famílias em tempos de crise. A campanha propõe um auxílio de 300 reais por pessoa para as 77 milhões de pessoas mais pobres do país, incluindo crianças e idosos, por seis meses. Para fazer o repasse rapidamente e sem precisar de novas burocracias, a campanha propõe usar o Cadastro Único do governo, que já existe e contém os dados de todas as famílias com renda familiar inferior a três salários mínimos no Brasil.

O governo já anunciou a intenção de fazer algo semelhante a isso, mas prometendo apenas 200 reais por mês, por três meses, e limitando-se a um número restrito de profissionais autônomos, sem contar que eles querem fazer isso numa duração de três meses, sendo que o próprio ministro da Saúde, Henrique Mandetta, já disse que o ponto mais baixo da proliferação está previsto para setembro . Além disso, o Governo Federal cortou os benefícios do Bolsa Família, onde os maiores afetados são da região Nordeste, onde tem a principal resistência às ações da presidência.

Você pode ler também:  Suposto assassino de Joka Lima, da Tapiocaria da Vó, é preso

Esses benefícios só foram recuperados a partir de uma ação do Supremo Tribunal Federal.

O infográfico a seguir mostra as ações que o Renda Básica quer permitir:

Renda Básica quer garantir benefícios ao longo prazo para o trabalhador durante e depois da quarentena

Com a Renda Básica, essa é a única forma de permitir que muitos trabalhadores informais, que precisam do dinheiro para sustentar suas famílias, possam permanecer em casa. Além disso, esse dinheiro permitirá que as famílias tenham acesso a itens de higiene e prevenção, diminuindo ainda mais a disseminação do vírus. Por isso, a entrada do dinheiro precisa imediata.

Os governos ao redor do mundo estão tomando atitudes similares e investindo de forma intensa na contenção do vírus. O Brasil pode adotar essa política e, apesar dos gastos imediatos (que serão de menos de 2% do PIB ao longo dos seis meses, os frutos para a nossa economia serão melhores no médio e longo prazo e a comida na mesa de milhões de famílias estará garantida nesse período tão difícil.

Saiba mais e assine a petição para pressionarmos nossosn deputados federais e senadores a aprovarem imediatamente essa proposta que salvará milhões de vidas em rendabasica.org.br.

O grupo de organizações e movimentos que promovem esta campanha já está em contato com deputados federais e senadores, para que aprovem a medida com urgência. Aqui está uma carta que foi enviada aos deputados federais, e aqui está uma carta que foi enviada aos senadores.
Você, leitor do Brechando, pode ajudar falando do projeto em suas redes sociais falando do movimento e usando sempre as hashtags #VamosPararOBrasil #RendaBasicaJa. Vamos ajudar?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí