Quem foi a primeira usar biquini em Natal ?

Quem foi a primeira usar biquini em Natal ?

Compartilhe:

Natal é uma cidade conservadora, isto ninguém pode negar. Botou os comunistas para correr, adorava o que os norte-americanos faziam e sempre adoram dizer que o passado é melhor que o presente. Porém, alguns natalenses ousaram em furar essa bolha e uma delas foi a Lêda Wanderley, conhecida como a primeira mulher a usar biquini na capital do Rio Grande do Norte entre os anos de 1948 e 1949.  De acordo com o livro Dos Bondes aos Hippie Drive-In dos irmãos Carlos e Fred Siszesnando, mesmo com poucos banhistas na Redinha, o alvoroço foi grande e a novidade se propagou pela cidade.

Wanderley é simplesmente a mãe do roqueiro Leno, que abriu as portas do Rock and Roll no Rio Grande do Norte. Além disso, ela é prima do dramaturgo Sandoval Wanderley, nome de teatro abandonado no bairro do Alecrim, zona Leste da cidade.  A famíia Wanderley é reconhecida por formar inúmeros intelectuais, gerando jornalistas, oradores, músicos, pintores, poetas, escritores e dentre outros.  Neste mesmo período, Lêda casou com o coronel do Exército Osório Azevedo, o pai do Leno. A família morou muitos anos no Rio de Janeiro e ela reingressou à capital potiguar após sua viuvez.  Além de Leno, eles tiveram uma filha chamada June.

 

Lêda Wanderley com o seu biquini

Depois os biquínis mudaram para uma outra praia, a “Ponta do Morcego”, onde hoje fica a praia de Areia Preta, também conhecida como Miami. O impacto foi tão grande que as moças foram orientadas pelo delegado e capitão Faustino a se limitarem a tomar banho em frente ao posto salva-vidas sob os olhares mais que atentos dos soldados Ildefonso e Galego. Lá da delegacia, que funcionava onde hoje é o Restaurante (hoje, salão de festas) Chaplin, o delegado acompanhava tudo de binóculo.

Você pode ler também:  E a primeira mulher a usar biquíni em Natal?

No final dos anos 1960 todos os umbigos estavam à mostra, sem constrangimentos, nas Praias do Forte e dos Artistas. Fazendo que todo mundo use essa peça na hora de dar aquele banho no mar ou na piscina.

Procurando o Instagram do cantor Leno, achamos uma foto dele com Lêda Wanderley andando pelo Midway Mall. Confira a fotografia a seguir:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leno Azevedo (@lenoazeveddo) em

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí