Vocês conhecem o humorista Espanta?

Vocês conhecem o humorista Espanta?

Compartilhe:

O rapaz da foto acima se chama David Cunha, mas todos conheciam pelo apelido de Espanta, que faleceu em 2006, vítima de um acidente de carro. Ele se tornou uma inspiração no humor não só em Natal, mas também no Ceará, onde fez bastante sucesso.  Embora morasse no Ceará desde o ano de 1997, ele nunca esqueceu as terras potiguares, não deixando de visitar os familiares e amigos que moravam nessa terra. Mas, você conhece a história dele? O Brechando vai contar a seguir.

Seu nome completo é David Cunha Alves de Araújo nasceu em Natal, no dia 18 de novembro de 1953. Ele trabalhava como representante comercial quando as pessoas incentivaram a trabalhar com humor na década de 90. Inicialmente, o seu nome artístico era “Espanta Jesus” veio de um apelido por causa de uma viagem à trabalho. Um amigo falou sobre sua aparência física, dizendo que “Bicho, você é tão feio que espanta o Pai, o Filho e o Espírito Santo”. Da tríade cristã, David Cunha escolheu Jesus para representar os três e adotou o nome foi “Espanta Jesus”. No primeiro ano de carreira, em 1991, estreou na televisão com o programa Bastinha Proceis, no qual interpretava a personagem Bastinha, no Rio Grande do Norte, ficando ao ar por 1 ano e 7 meses.

Por causa dos religiosos, ele tirou o Jesus e deixou só o “Espanta”.

Aqui tá uma propaganda dele como Bastinha na década de 90:

Pisou no palco do Teatro Alberto Maranhão pela primeira vez em 1991, com o espetáculo Espanta Jesus na intimidade. Em 1991, David Cunha largou de vez a representação comercial e resolveu arriscar-se em show pelo Nordeste, onde lotou muitos teatros por onde se apresentou. Enquanto isso os personagens foram aumentando: além de Bastinha e Espanta, o Pudin de Cana e o Tio Chico. Um ano depois, lançou seu trabalho no Ceará, onde consolidou seu nome nas casas de maior prestígio no estado do humor, celeiro dos maiores comediantes do país. Mudou-se para lá pra tentar mais espaço. Veio em 1997 trazendo consigo a consagração, quase total, sendo eleito pela Globosat, canal Multishow como um dos quatro melhores humoristas do Brasil.

Você pode ler também:  Quem foi Paulinho de Macau? Ele morreu caindo no telhado?

Com “Pudim de Cana”, ele teve várias de suas piadas conhecidas, uma delas foi o Cabaré de Leila, que pode ser vista a seguir:

David Cunha manteve sua agenda lotada nos últimos anos com shows em todo o país. Fez temporada também em Portugal, com casa lotada. Ainda assim, suas apresentações na terra potiguar continuaram
constantes. O “Espanta” estava a caminho para um show que iria fazer na capital do Oeste, Mossoró, até que o acidente o vitimou. Seu último show no estado foi no hotel Blue Tree Park (antigo Hotel Pirâmide).

David Cunha faleceu no auge de sua carreira profissional, dois dias após suas últimas gravações no Show do Tom, da Rede Record, onde assinou contrato e seria personagem definitivo do programa. Foi vítima de um acidente de carro, por volta das 17h, a 40 Km de Mossoró, onde faria um show à noite, no dia 24 de novembro de 2006.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal do Rio Grande do Norte, o Astra do humorista, a caminho de Mossoró, capotou várias vezes após derrapar em algumas pedras de britas soltas na pista. O humorista foi a óbito após sofrer um traumatismo crânio-encefálico, ocasionado por afundamento de crânio.

Até hoje é considerado um humorista para muitos comediantes potiguares. Para finalizar o post, tem um vídeo dele no início da carreira no programa “Valeu o Boi”:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí