Qual é a região Costa Branca no RN?

Qual é a região Costa Branca no RN?

Compartilhe:

É normal a gente ler notícias falando da região da Costa Branca e como ela é promissora, mas esquecem de localizá-las para os leitores. Mas, o Brechando vai mostrar quais as cidades do estado do Rio Grande do Norte pertencem à esse grupo.  Primeiramente temos que informar que o seu nome é uma referência as paisagens locais, com a predominância das dunas e de salinas com imensos morros brancos. Porém, do outro lado, é recheado de elementos da caatinga. Ou seja, a união do interior com as praias.

Dentre as cidades que compõe a região são:

  1. Angicos
  2. Apodi
  3. Areia Branca
  4. Assu
  5. Caiçara do Norte
  6. Carnaubais
  7. Galinhos
  8. Grossos
  9. Guamaré
  10. Itajá
  11. Lajes
  12. Macau
  13. Mossoró
  14. Pendências
  15. Porto do Mangue
  16. São Bento do Norte
  17. São Rafael
  18. Tibau
Mapa do Polo Costa Branca

Ao todo são 18 cidades e juntos formaram a Associação dos Municípios da Região da Costa Branca (Amucosta).  O polo foi criado em fevereiro de 2005 por iniciativa do então prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, conhecido como Souza (atualmente é deputado estadual),  com o objetivo de fortalecer o turismo na região. Nesse grupo são desenvolvidos projetos e programas sociais voltados para a melhoria das condições de vida na região. Dentre as propostas defendidas pelo pólo estão os desafios para sanar problemas como habitação, saneamento básico, além da busca de ferramentas para combater a fome, a falta de água e promover a geração de emprego e renda utilizando as potencialidades dos municípios.

Areia Branca é uma das cidades que mais recebe visitantes na Costa Branca. Beirando o rio e o mar são 42 quilômetros de praias, dunas móveis, áreas desérticas, salinas e mangues. O município está localizado na maior região salineira do Rio Grande do Norte.  O acesso às outras praias da Costa Branca é pela rodovia estadual RN-404, batizada de RN Costa Branca.

Você pode ler também:  Produtora do RN lança edital para fazer roteiros de longas nordestinos

De acordo com o Diário do Nordeste, a Costa Branca é ideal para quem procura destinos mais isolados, praias primitivas e contato direto com a natureza. A dica é escolher uma das praias, desfrutar de um gostoso banho de mar e só ir embora depois de curtir o por do sol da região.

Confira a seguir algumas fotos da região:

Caiçara do Norte

Praia de Diogo Lopes em Macau

Dunas do Rosado, Areia Branca

Galinhos
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí