Apagão em Natal, dia do sem ar condicionado e ventilador

Apagão em Natal, dia do sem ar condicionado e ventilador

Compartilhe:

O relógio apontava que era meia-noite. Estava assistindo TV quando percebi que o ar condicionado tinha parado do nada. Achei que tinha quebrado ou algo do gênero, mas ao mesmo tempo a internet tinha caído e algumas luzes começaram a piscar. Meu pai tentou mexer na caixa dos disjuntores. Até que recebi várias mensagens dos grupos do Whatsapp que participo dizendo que estavam com o mesmo problema, foi aí que a população natalense e de outras cidades do Rio Grande do Norte perceberam que estavam participando de um apagão e vários acontecimentos que aconteceram na madrugada foram desabafados nas redes socias, todos queriam saber o porquê dos seus ventiladores e condicionadores de ar estavam desligados, ninguém queria dormir no calor. As pessoas não queriam sofrer do mesmo jeito com o apagão de 2018.

Alguns pensaram que estava no fim do mundo e não no apagão em Natal, pois clarões visto no céu foram vistos por algumas pessoas

Pessoas registraram as luzes azuis e verdes nas janelas de suas casas

https://twitter.com/lauratlgd/status/1219817983662600192?s=20

Tinha gente mostrando a instabilidade da energia em seus condomínios.

https://twitter.com/mateqtar/status/1219823609448927234?s=20

Outros chegaram até criar memes com a situação.

https://twitter.com/inacio_ojuara/status/1219824286074134529?s=20

Esse não foi o único.

https://twitter.com/feyrdarlin/status/1219830468046217217?s=20

Foi lá que surgiu o Sindicato dos Ventiladores, em razão que muitos eletrodomésticos foram queimados ou pararam de funcionar por conta da pane elétrica.

Não adiantava ligar para Cosern, porque todas as linhas do Serviço de Atendimento ao Cliente estavam congestionadas.

E o jeito era apelar nos comentários do Instagram oficial da Cosern.

Algumas casas tiveram várias vezes pane elétrica, porém só começou a estabilizar nas primeiras horas da manhã. Alguns reclmaram de dormir no calor em pleno verão:

https://twitter.com/serejoduda/status/1219932887602073601?s=20

E essa foi a madrugada dos natalenses. Sobrevivendo ao apagão em Natal.

Afinal, o que aconteceu?

Recentemente, a assessoria da Cosern, empresa responsável pela distribuição de energia no Rio Grande do Norte, afirmou que a causa da instabilidade da energia elétrica foi por conta de “distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional”. Para quem não sabe o O Sistema Interligado Nacional (SIN) é um sistema de coordenação e controle, formado pelas empresas das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte da região Norte, que congrega o sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil, que é um sistema hidrotérmico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e proprietários múltiplos, estatais e privados.

Ou seja, um canal que liga a energia de todo o Brasil.

Confira a nota completa a seguir:

NOTA DE ESCLARECIMENTO COSERN

A Cosern informa que nesta terça-feira (21) foram registradas oscilações momentâneas no seu sistema de distribuição, provocadas por distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional que atendem o estado.
A Cosern aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) com explicações sobre as ocorrência.

ASSESSORIA DE IMPRENSA COSERN

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí