Livro mostra uma Nísia Floresta feminista

Livro mostra uma Nísia Floresta feminista

Compartilhe:

A pesquisadora Constância Lima Duarte lançará no dia 04 de novembro o livro, no Teatro Riachuelo, “#NísiaFlorestaPresente, uma brasileira ilustre”, no qual abordarão temas sobre feminismo, resgate histórico, educação, luta, esquecimento, busca, encontro.

Constância morou em Natal por 20 anos, período em que foi professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É ainda pós-doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante o período acadêmico pesquisou sobre a autora potiguar. À medida em que ia buscando e localizando referências, notícias, recortes e artigos, Constância foi montando um grande quebra-cabeça sobre Nísia Floresta. Quando esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro, a autora também buscava essas referências sobre Nísia, mesmo assim ainda havia pouquíssimo material.

O lançamento da obra é a culminância do projeto “Nísia Floresta: uma mulher à frente do seu tempo”, produzido por Mariana Hardi e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com patrocínio do cemitério e crematório Morada da Paz.

O projeto contempla não só a produção do livro como também a distribuição gratuita e consciente dos exemplares, que serão entregues gratuitamente nos eventos de lançamento e para escolas públicas, bibliotecas e outras entidades. Outro detalhe é que a iniciativa conta com uma equipe composta quase que totalmente por mulheres: coordenação de produção por Mariana Hardi; escritora Constância Lima Duarte, revisora Andreia Braz; projeto gráfico e diagramação por Amanda Duarte e Milla Azevedo; assistente de produção Luiza Oest; assessoria de imprensa por Marina Lino e Mariana Pinto; fotografia por Larissa Marinho; vídeo por Luana Tayse; assistente administrativa Jeane Ataíde; entre muitas outras.

Você pode ler também:  Quando Papari mudou para Nísia Floresta

Além do lançamento em Natal, haverá um lançamento dentro da programação do II Festival Literário de Nísia Floresta no dia 31 de outubro, às 14h, onde Constância fará uma fala.

“#NísiaFlorestaPresente: uma brasileira ilustre” é uma obra biográfica que segue a cronologia dos passos da personagem principal e começa falando da importância de se conhecer Nísia Floresta. “Ela já estava entrando no processo de memoricídio, corríamos o risco de em breve mal sabermos o básico sobre ela. Aqui destaco que um dos agravantes é que especialmente a história das mulheres foi apagada, foi delegada ao esquecimento. Não sabemos quem foram as mulheres pioneiras no Brasil. A história das mulheres ficou no limbo”, alerta Constância em release enviado para imprensa.

Há mais de 200 anos, nascia uma menina no interior do Rio Grande do Norte que se tornaria uma exceção dentre a maioria esmagadora das mulheres de seu tempo, com espírito contestador e libertário quando defende a educação feminina, o direito dos índios e dos negros à liberdade.

No conjunto da obra de Nísia – 15 livros, entre ensaios, romances, poemas e crônicas, publicados em português, francês, inglês e italiano – existe uma espécie de diálogo cujo propósito era formar e modificar consciências, e assim contribuir para mudar o quadro ideológico social de seu tempo. Direitos das mulheres e injustiça dos homens foi apenas o primeiro passo dado nesta trajetória, a semente que logo germinaria nos demais escritos.

E por que #NísiaFlorestaPresente? A referência à socióloga e política Marielle Franco, que foi assassinada a tiros no dia 14 de março de 2018, em um atentado ao carro onde estava, busca resgatar a importância de não deixar a história de Nísia desaparecer.

Você pode ler também:  Afinal, quem foi Moema Tinôco?

Serviço
Lançamento do livro #NísiaFlorestaPresente: uma brasileira ilustre
Data: 4 de novembro de 2019 – segunda-feira
Horário: 19h
Local: Foyer do Teatro Riachuelo, em Natal

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí