Mãe Luiza terá sua I Semana de Artes e você pode ajudar

Mãe Luiza terá sua I Semana de Artes e você pode ajudar

Compartilhe:

Mãe Luiza é um bairro da zona Leste de Natal, no qual infelizmente as notícias estampam uma imagem ruim do bairro. Para tentar apagar essa ideia, surge o projeto Aos Olhos do Farol, no qual traz oportunidade aos jovens moradores na realização de atividades artísticas, como jornalismo, arte, cinema e música. Para celebrar este momento cultural, o projeto lança a I Semana de Artes de Mãe Luíza, marcada para acontecer entre os dias 17 e 19 de outubro, onde reunirá oficinas e apresentação cultural.  Com a finalidade de conseguir fazer as atividades da melhor forma possível, os moradores estão realizando uma vaquinha para pagar os custos do evento, visto que a intenção é não utilizar o projeto como campanha eleitoral para políticos.

O natalense pode ajudar com qualquer ajuda, basta apenas clicar neste link aqui.

As oficinas da I Semana de Artes de Mãe Luíza estão em desenvolvimento e contará com vários artistas potiguares. Dentre os confirmados estão os fotógrafos Ian Rassari e Luana Tayze, que realizarão uma oficina de fotografia com os moradores do bairro da zona Leste.  Também está confirmado Aureliano Medeiros, conhecido pela página do instagram @oiaure. Ele fará uma oficina de autorretrato, no Centro Sócio Pastoral, no dia 17, às 14 horas.

Gosta de exercício físico? Vai ter muito esporte, as meninas da própria comunidade, formada por Laís, Lizandra e Hestefany, vão fazer um treino funcional para tirar o pessoal do sedentarismo na manhã do dia 19 de outubro. 

Para animar a galera, a banda SouRebel vai animar os participantes da I Semana de Artes, o grupo tem uma sonoridade de reggae com traços de música nordestina, além de ter letras com temas contemporâneos importantes, como desigualdade social, empoderamento e os direitos civis.  O conjunto é formado por Ermeson Davi (voz e percussão), Tatiane Anolino (voz e guitarra), Erickson Davi (bateria e percussão), Matheus Fortunato (baixo) e sempre conta com participação de outros músicos natalenses em seus shows.

As oficinas estão marcada para acontecer entre os dias 17 e 19 de outubro, em Natal. 

“Feito por jovens para jovens” esse é slogan da I Semana de Artes de Mãe Luíza que acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro deste ano. Fruto de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (PPgEM).

O evento contará com diversas práticas artísticas, como fotografia, aquarela, ilustrações, fanzines, gestão de mídias sociais, teatro, dança, escrita poética, lettering, apresentações culturais, rodas de conversa e muito mais. Ao todo, serão 12 oficinas, com 100 vagas em cada, e mais de 60 horas de atividades lúdicas e criativas.

“Expandir conhecimento. Foi assim, de um pensamento alto no Twitter, que surgiu a I Semana de Artes de Mãe Luíza. A ideia, desde o seu primeiro momento, contou com a colaboração de centenas de pessoas, desde retuítes a disposições para facilitar minicursos ou contribuir com a organização do evento. A arte precisa ser acessível e acredito que essa é a intenção maior do evento”, disse Gunther Guedes, idealizador do projeto “Aos Olhos do Farol”, e estudante de pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN. 

As inscrições, voltadas prioritariamente aos moradores do bairro, podem ser realizadas entrando em contato pelo Instagram do projeto @Aosolhosdofarol ou com os jovens organizadores da intervenção. Basta encaminhar nome completo, contato e a oficina que deseja participar. 

Produto final

Ao final de todas as dinâmicas, os participantes poderão apresentar suas construções coletivas sobre o bairro e sobre si, em um grande exercício de autoconhecimento e também do bairro, indo de encontro do estigma de bairro bárbaro e violento.

Projeto “Aos Olhos do Farol”

O projeto “Aos Olhos do farol” é produto de uma pesquisa, a nível de mestrado, do jovem Gunther Guedes (PPGEM/UFRN), e tem como objetivo facilitar oficinas de fotografia (desde as técnicas mais básicas até os estilos, vivências e práticas) da arte. 

O projeto teve início no dia 20 de outubro de 2018 e já teve contribuição de diversos artistas da cidade, entre eles: Humberto Lopes, Ian Rassari, Luana Thayze, Rayane Azevedo, Diana Coelho, Beto Vieira, Mariana Rocha, Sarah Wollermann, Jomar Dantas, Fabrício Cavalcante, Ernani Silveira, Kaline Lucena e muitos outros.

Pesquisa de extensão

Diante da repercussão da I Semana de Artes de Mãe Luíza, o evento pode se tornar projeto de extensão da própria Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A ideia recebida pelos docentes do Departamento de Comunicação da instituição Daniel Meirinho e Ângela Pavan, está em fase de cadastramento. “Será mais um momento para deixarmos um evento fixo no calendário do bairro, oportunizando mais falas e histórias sem interrupções”, destaca Gunther. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí