Como surgiu o Halloween do Gringo’s?

Compartilhe:

O Halloween chegou nesta quinta-feira (31) e vamos falar do mais tradicional da cidade, o Halloween do Gringo’s. De onde surgiu a ideia de fazer a festa? O Brechando vai explicar a história do maior dia das bruxas de rua da cidade. Tudo começou quando o Wilson Couto veio para Natal e criou um bar no bairro de Ponta Negra chamado Gringo’s, que tinha era um pub misturando bebidas, drinks elaborados e um pouco de rock n’roll.

Dois anos após a fundação do bar, Wilson teve a ideia de fazer um halloween que inicialmente seria na calçada do bar e entre os amigos. E ao longo do tempo as pessoas foram tomando as ruas até tomar a Praça Ecológica de Ponta Negra, que ficou conhecida como a Praça do Gringo’s, por causa do nome do bar.

Anos depois, o Wilson passou a administração do estabelecimento para uma outra pessoa e o dia das bruxas ainda continuou, sendo criada por fãs do antigo pub, no qual combinavam as festas via Facebook e outras redes sociais. O auge da festa foi o ano de 2015, que o Halloween deu tanta gente, que a galera ficou na praça do disco voador, conforme falamos nesta matéria.

Foto: Tribuna do Norte

Hoje, o Halloween do Gringo’s não existe um organizador fixo, são feitas por pessoas aleatoriamente.  Elas criam um evento nas redes sociais e se encontram lá com seus carros de sons e dentre outras coisas. A festa de Halloween inspirou o surgimento de outras festas na praça, como carnaval.

Em 2015, eu e em parceria com o jornalista Jacques Noronha fizemos um documentário sobre a Praça do Gringo’s, no qual foi resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para jornalismo que conta um pouco da história da ocupação do espaço urbano em festa. Confira o vídeo a seguir: