RN é o quarto estado do Nordeste com casos de suícidio

RN é o quarto estado do Nordeste com casos de suícidio

Compartilhe:

Foi divulgado nesta terça-feira o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no qual fez uma análise voltada sobre os mais variados problemas urbanos, desde os casos de homicídios até os suicídios, mapeando todos os estados brasileiros. Na parte de suicídios há uma preocupação, principalmente onde estamos em campanha do setembro amarelo, uma vez que houve um aumento nos casos na maioria das unidades federativas. Somente em todo o país foi registrado mais de 11 mil casos apenas no ano de 2018. Ou seja, a cada 100 mil habitantes, cinco resolvem retirar a sua própria vida. Os maiores casos registrados foi no estado de São Paulo, que houve 2367 mortes registradas.

Já no Nordeste, o Ceará registra mais de 603 mortes e atrás estão os estados de Pernambuco (436), Bahia (371) e o Rio Grande do Norte, que registra 212 mortes provocadas pela própria pessoa. Por falar no estado potiguar, houve um aumento de 37% dos casos comparando o ano de 2018 com 2017, a maior variação de todos os estados brasileiros e isso significa que a cada 100 mil pessoas, 6 resolvem chegar a retirar própria vida.

Um outro dado alarmante está no aumento da taxa de suícidio, que foi registrado no estado de Santa Catarina. A cada 100 mil habitantes, 11 resolvem chegar a cometer o ato.

Caso você tenha um amigo que está com depressão e precisa de ajuda, indique a ele ligar o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que vai ajudar a orientar a melhor forma para não realizar o suicídio. Além disso, procurar um psiquiatra e psicólogo preparados para ajudar no combate a doença e fazer o melhor tratamento possível. O CVV também tem uma conta no Skype (www.cvv.org.br) e ligar para a emergência 192 do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu) para ser atendido. Além disso, vocês podem pedir ajuda em qualquer unidade básica de saúde e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).

sucícidio no RN

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí