Para evitar suicídios, grupo de prevenção coloca um portão na pista da ponte Newton Navarro

Compartilhe:

O grupo Sentinelas de Cristo é um grupo de evangélicos em Natal que fazem vigília na ponte Newton Navarro, que liga a zona Sul com a zona Norte. A intenção é evitar que as pessoas utilizem a ponte para cometer suicídio. Porém, eles tomaram uma medida drástica para que pessoas com depressão evitem pular: colocar um portão na entrada na parte de pedestres.

Agora, quem andar pela ponte como travessia precisa de um plano b para ir às praias do Forte do Meio e vice-versa. Essa não foi a primeira ação, uma vez que eles já colocaram em toda a ponte com placas de mensagem de incentivo para aqueles que estão em depressão.

Somente em todo o país foi registrado mais de 11 mil casos apenas no ano de 2018. Ou seja, a cada 100 mil habitantes, cinco resolvem retirar a sua própria vida. Os maiores casos registrados foi no estado de São Paulo, que houve 2367 mortes registradas.

Já no Nordeste, o Ceará registra mais de 603 mortes e atrás estão os estados de Pernambuco (436), Bahia (371) e o Rio Grande do Norte, que registra 212 mortes provocadas pela própria pessoa. Por falar no estado potiguar, houve um aumento de 37% dos casos comparando o ano de 2018 com 2017, a maior variação de todos os estados brasileiros e isso significa que a cada 100 mil pessoas, 6 resolvem chegar a retirar própria vida.

A fotografia acima é de autoria de Ney Douglas Marques.

Caso você tenha um amigo que está com depressão e precisa de ajuda, indique a ele ligar o telefone 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV), que vai ajudar a orientar a melhor forma para não realizar o suicídio. Além disso, procurar um psiquiatra e psicólogo preparados para ajudar no combate a doença e fazer o melhor tratamento possível. O CVV também tem uma conta no Skype (www.cvv.org.br) e ligar para a emergência 192 do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (Samu) para ser atendido. Além disso, vocês podem pedir ajuda em qualquer unidade básica de saúde e Unidade de Pronto-Atendimento (UPA).