Começa o Sonora em Natal, festival internacional de compositoras

Começa o Sonora em Natal, festival internacional de compositoras

Compartilhe:

O Sonora chega em sua quarta edição, cujo objetivo é protagonizar as mulheres que atuam no mundo da música. O evento, contará com uma programação repleta de palestras, oficinas e shows. As atividades acontecem na Casa Talento,  no IFRN – Cidade Alta e no El Rock. Com origem em 2016, o Sonora nasceu a partir do uso da hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Com grande repercussão, algumas compositoras por todo o Brasil e no exterior conversaram sobre a ideia de realizar um festival com o trabalho das mulheres na área de musical, daí surgiu o o Sonora. São elas: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (Belo Horizonte, Lisboa e Dublin).

É através dessa rede de produtoras locais que o Sonora acontece. Localmente é criada uma coordenação composta por uma equipe multidisciplinar que se conectam e se organizam. Na edição de 2019, o Sonora Natal está sendo produzido por Renata Marques, Luana Simplício e Joana Knobbe. O Sonora já nasceu internacional, já que em seu primeiro ano reuniu aproximadamente 200 compositoras que assumiram palcos em seis países: Brasil, Portugal, Irlanda, Espanha, Argentina e Uruguai. A partir daí, explica a coordenadora geral do evento, Joana Knobbe, surgiu uma forte rede de mulheres dispostas a colaborar para a mudança da realidade feminina na música.

A programação do Sonora Natal começou nesta quinta (12) com um um happy hour,  que contou com um pocket show da cantora Silvia Sol e de uma conversa sobre o tema “Música como Transformação Social e Autoconhecimento”.

A atividade seguinte do Sonora Natal, que também é gratuita, ocorre nesta quinta-feira (19), das 14h às 16h, no auditório do IFRN Cidade Alta, com a palestra – “A Sua Música na Rede”, que será proferida pela União Brasileira de Compositores  (UBC), por meio relações públicas Márcia Xavier. Ela vai trazer informações sobre o relatório” Por Elas que Fazem a Música” e falará sobre: direitos autorais, direitos conexos na gestão coletiva, ISRC, Produtor Fonográfico e Streaming. No mesmo dia, a partir das 20h, no El Rock,  será realizada o Noite Sonora com shows das cantoras da cena potiguar Clara Pinheiro, Pêli, Andrezza Santos e Rosa de Pedra, para esse momento os ingressos serão vendidos no local do evento.

O Ciclo de Oficinas do Sonora, que acontece de 18 a 28 de setembro, é voltado para todo público interessado em música e cultura e está com inscrições abertas por meio do formulário on-line –https://linktr.ee/sonorafestivalnatal.

A atividade “Como Promover o seu Projeto Cultural e/ou Trabalho Artístico”, realizada pela produtora cultural Nathalia Santana, dá início ao Ciclo de Oficinas do Sonora, e acontece de 18 a 20 de setembro, das 18h às 22h. A oficina aborda o planejamento e execução de um trabalho de promoção em múltiplas plataformas com foco na complementaridade dos meios de mídias.

No dia 21, das 09h às 12h e das 14h às 17h, haverá a oficina “Programação de Áudio usando Pure Data” com a musicista Heather Dea Jennings ensinando a criar um sintetizador para gerar sons com o programa gratuito Pure Data. No mesmo dia, à tarde, acontece a “Oficina Mar de Dentro: Oficina de Construção Poética”, conduzida pelas poetisas Michelle Ferret e Vânia Maria, a partir de canções e poemas com a temática do mar. A oficina propõe aos participantes um mergulho na construção poética tendo como estímulo: vivências e exercícios com as palavras.

Finalizando a programação, no dia 28, acontecem mais duas oficinas. Pela manhã, das 09h às 12h, “Percebendo a Voz do Coração”, com o grupo musical Agni. A atividade será guiada pelas cantoras Silvia Sol e Cibelly Guedes e será uma experiência de autoconhecimento, voltada para pessoas que queiram acessar mais informações sobre si mesmas, usando os recursos de Canto e da Dinâmica Energética do Psiquismo para trazer e organizar conteúdos internos facilitando e apresentando um caminho de integração do ser a cada participante. À tarde,  das 14h às 17h, ocorre a oficina “Compreendendo a Sonorização” com a musicista Fernanda Fagun des, que vai possibilitar a musicistas e simpatizantes da música o acesso ao conhecimento básico sobre sonorização e áudio  compreendendo tecnicamente a interação da execução musical, com a operação de áudio e o público.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí